Bateram No Meu Carro! Quem Paga A Franquia?

Algumas pessoas nos procuram querendo saber sobre qual é a melhor forma para cobrar franquia do culpado. Isso porque num acidente de trânsito quando uma vítima de algum tipo específico de sinistro é assegurada é cobrada diretamente a franquia deste indivíduo. Se o acidente tiver sido ocasionado por uma terceira pessoa e a franquia tiver sido cobrada do segurado que tevê de arcar com os custos de reparação, para cobrar o valor da franquia do culpado, o segurado muitas vezes precisa recorrer para uma ação judicial.

Por meio da ação judicial é possível comprovar o dano e o valor a ser cobrado sobre a franquia e os custos com reparo.

Porém a mediação é uma alternativa para a cobrança da franquia do culpado. Através da mediação é possível chegar a um acordo sem a necessidade de uma ação judicial. Para que isso ocorra será necessária uma reunião com um mediador e as partes envolvidas, o mediador terá como função orientar ambas as partes em definir a melhor solução para ambos os lados.

Como funciona o direito civil da seguradora cobrar franquia culpado?

A cláusula do direito civil concede a seguradora o direito de cobrar franquia do segurado culpado, isso quando o segurado for o culpado pelo sinistro. Essa cláusula tem como função proteger a seguradora, sendo um mecanismo de proteção, usado para reduzir o pagamento de indenizações em caso de sinistros.

Esse direito da seguradora é barrado por alguns limites como no caso do segurado de responsabilidade civil, nesse caso a seguradora é obrigada a cobrir o pagamento de indenizações a terceiros, mesmo que o segurado seja o responsável pelo sinistro.

A seguradora pode cobrar do culpado o prejuízo do sinistro?

Sim, pode ser cobrado o sinistro do culpado pela seguradora, desde que o segurado não seja o responsável pelo acidente.

Medidas importantes para cobrar franquia do culpado

Para que a seguradora tenha ciência do ocorrido, o primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência (BO). O BO serve para comprovar o dano e ao mesmo tempo para garantir a cobertura do seguro, por isso ele é importante.

O segundo passo é guardar as notas fiscais, fotos do veículo e das peças e quaisquer outros documentos que comprovem os custos e o custo total das peças e da mão de obra que porventura tenha acontecido. É necessário sempre apresentar esses documentos para a seguradora para que sejam incluídos no orçamento.

Por último, o terceiro passo é a contratação de um advogado especializado que saiba construir uma ação para cobrar a franquia do culpado.

É possível perder a franquia?

Sim, porém se você perder a franquia, poderá reinvestir pelo prazo de um ano, caso contrário perderá definitivamente o direito de franquia. Para reinvestir a franquia o segurado deverá cumprir os requisitos do programa estabelecidos pela seguradora e ser aprovado pelo franqueador.

O que fazer caso a seguradora queira me processar?

Nesse caso será necessário solicitar defesa junto ao Juizado Especial Cível, acessando o site do Tribunal de Justiça e pelo link “Juizados Especiais”, lá encontra o formulário de defesa que deverá ser impresso e entregue na Secretaria do Juizado Especial Cível.

Quanto custa a franquia do seguro?

Não existe um valor fixo para a franquia. A franquia é o valor que o segurado deve pagar em caso de sinistro, é uma parte da responsabilidade que o segurado assume, ela é a parte do dano no veículo que é pago pelo segurado. Existem diferentes tipos de franquias que podem ser escolhidos na contratação.

Esse valor é fixado no contrato e o segurado deve pagar sempre que o veículo sofrer danos em um acidente e que venha precisar de conserto.

Franquia normal

É chamada também de franquia básica e é a escolha mais popular entre os proprietários de veículos pois possui um valor médio que fica entre as outras duas opções de franquias.

Franquia majorada

É indicada para empresas que possuam baixo histórico de sinistros, seu valor é mais alto do que o da franquia normal.

Franquia reduzida

É a franquia mais contratada devido ao seu baixo valor, porém o valor do seguro nesses casos é maior.

Franquia isenta

A franquia isenta é pouco comum e não são todas as seguradoras que oferecem. Nesta modalidade o segurado não precisa pagar nenhuma franquia, mas nesses casos o seguro é ainda mais encarecido e o seu uso é limitado.

Portanto, a melhor forma de saber qual é o valor da franquia de seguro que mais se adequa as suas necessidades é conversando com uma corretora de seguros.

Como é feito o pagamento da franquia do seguro?

Conforme já foi comentado, a franquia representa apenas uma parte da indenização no caso de avarias no veículo por um acidente. O restante da indenização é pago pela seguradora. O pagamento da franquia deverá ser feito diretamente ao profissional que realizará os reparos dos danos.

Conclusão

Existem muitos tipos de seguros e contratar um seguro é fundamental para tranquilidade e segurança, porém todos os seguros têm um valor de franquia acordado previamente na contratação. A franquia terá valores diferentes de acordo com a apólice contratada, tipos de cobertura e seguradora, mas alguns fatores são basicamente iguais em todos os seguros.



source https://doutormultas.com.br/bateram-no-meu-carro-quem-paga-a-franquia/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem Copa, Brasil ganha Hyundai HB20 Edição Especial

Multa de Trânsito Com Fator Multiplicador: Conheça as Multas e Suas Consequências

Infração 7579: Valor, Recurso e Penalidades