RAM 3500 destruída: as consequencias de peso em excesso
Esta RAM 3500 toda destruída com um camper da empresa Eagle Cap na sua caçamba mostra o que acontece quando se coloca muito peso em cima de uma pickup.
O proprietário comentou que o chassi da mesma rachou no meio, mesmo “sem estar com peso em excesso”. A Mopar, que fornece garantia de fábrica para esta linha de pickups, falou que não cobrirá o prejuízo de cerca de 17.000 dólares para fazer os reparos.
O dono da pickup, Mike Pavel, comentou com um site que a sua RAM 3500 teve o Eagle Cap 1165 instalado nela desde nova, e que já tinha rodado cerca de 25.000 milhas desde então, algo na faixa de 40.000 quilômetros.
O veículo nunca deu problemas, com seu motor diesel puxando todo esse peso sem quaisquer dificuldades. Ele comentou também que fez muitas pesquisas antes de comprar o conjunto de pickup+camper. Camper é uma espécie de trailer que você coloca em cima da caçamba de uma pickup grande.
Segundo Mike, tanto a concessionária RAM quanto a empresa de campers disseram que se tratava da combinação perfeita, e que a RAM 3500 levaria todo o peso colocado ali sem quaisquer problemas. A capacidade de carga da pickup, segundo ele, é de 3.500 quilos, e o camper pesa em torno de 2.260 quilos. Se estivesse cheio de coisas dentro, talvez chegasse a 3.000 quilos, mas nada que ultrapassasse a capacidade total.
O problema é que nas fichas técnicas da RAM 3500 de ano 2020, a única versão que chega a conseguir levar todo esse peso é a versão de cabine simples e caçamba estendida, equipada com motor 6.4 HEMI V8. O modelo exato que é mostrado aqui nas fotos, de cabine dupla, com tração nas quatro rodas e motor 6.7 Cummins, leva apenas 2.650 quilos.
Infelizmente a pessoa está brincando com fogo quando instala em sua pickup um camper com peso tão alto que se ele tiver muitas coisas ali dentro, ou pior, pessoas, o pior pode acabar acontecendo.
O importante também é lembrar que a capacidade máxima de carga não se refere a um número mágico de capacidade total. Cada eixo tem a sua capacidade, o que também leva em conta as pessoas que estão lá na frente, na cabine da pickup.
O fato de existir muito peso no balanço traseiro, ou seja, depois do eixo de trás, acaba multiplicando esses quilos. Quanto mais longe do eixo está a carga, mais ela acaba funcionando como uma espécie de alavanca. Uma carga de 100 quilos, pode forçar o eixo traseiro como se fosse, por exemplo, 200 quilos, dependendo do posicionamento.
Essa situação infelizmente acontece com proprietários de pickups, que acabam recebendo informações erradas de vendedores, ou mesmo que acreditam ser possível levar aquele peso todo através da leitura de uma simples ficha técnica.
Mike Pavel comentou que em um certo momento ouviu um som de estalo metálico embaixo da caminhonete. Parou para dar uma olhada, mas como não achou nada, seguiu viagem. Foi então que alguns dias depois o pior aconteceu. Ele estava no México, a cerca de 150 quilômetros da fronteira com os EUA.
A recusa da Mopar em consertar a pickup dele aconteceu porque ela estava com carga excessiva, além do que o modelo aguenta, mas Pavel diz que não é o caso.
Via Notícias Automotivas https://ift.tt/yPVILZR
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