Áustria: Fisker Ocean inicia produção na Magna Steyr
Pela segunda vez, Henrik Fisker festeja a produção de um carro seu, mas desta vez, a proposta é um carro 100% elétrico, bem menos exótico que o antigo híbrido plug-in Fisker Karma.
Na Magna Steyr, em Graz, Áustria, o designer dinamarquês fez festa para o Fisker Ocean, um crossover que levou apenas dois anos de desenvolvimento e que até levaria a plataforma elétrica MEB da VW.
Com reservas de mais de 50 mil carros, divulgadas em junho, o Ocean chegará ao mercado americano em 2023, mas com potencial de ser fabricado localmente pela Foxconn, em Lordstown, Ohio.
Tendo a primeira unidade construída, a Fisker volta à cena automotiva com um produto que terá atualização OTA (Over-The-Air) e inovações como o sistema de abertura dos vidros, teto e vigia traseira.
Medindo 4,775 m de comprimento, 1,995 m de largura, 1,631 m de altura e 2,921 m de entre eixos, o Fisker Ocean terá versões com tração dianteira ou nas quatro rodas, além de baterias de 80 kWh.
Elas permitirão autonomia de 563 km e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, com potência combinada de até 550 cavalos.
Entre as novidades, o Ocean destaca o teto com células fotovoltaicas SolarSky, que contribui com mais de 3,2 mil km de autonomia anualmente sem uso de energia proveniente da rede elétrica.
O crossover também funciona como um imenso PowerBank para recarregar outro Ocean ou mesmo instalações residenciais, em caso de emergência.
Há também o chamado Smart Traction, um sistema de gerenciamento de torque vetorial e independente em cada roda, atuando em diversas situações.
Por fim, um app dedicado, controla todas as funções do carros remotamente, gerenciando assim desde a recarga até a climatização, entre outros.
Com três modos de condução, uma tela central giratória e versões de acabamento, o Fisker Ocean terá produção de 300 carros no primeiro trimestre de 2023, 8.000 no segundo e 15.000 no terceiro, mas ao final de 2023, o volume chegará a 42.400 carros. Nos EUA, os preços começam em US$ 68.999.
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