Seguradoras Que Aceitam Carros Com Sinistro

Por apresentarem um valor muito baixo comparado ao praticado pelo mercado, carros sinistrados vendidos em leilões atraem muitos motoristas. Os carros sinistrados acabam sendo definidos como mais baratos, porém com mais problemas.

Quando um veículo é sinistrado, na grande maioria das vezes o graves defeitos e problemas não estão visíveis a olho nu, e a realidade é que esses carros precisam passar por grandes consertos para voltarem a condição de uso.

O que é um carro sinistrado?

Um veículo é considerado sinistrado quando em algum momento o proprietário já tenha tido a necessidade de acionar a cobertura do seguro para realizar um reparo.

Qualquer evento que represente um dano material ao veículo, como batida, acidente, inundação, pode ser considerado um sinistro e o veículo se torna um carro sinistrado assim que a seguradora é acionada.

Mesmo que o veículo fique recuperado após uma batida por exemplo, o veículo é considerado sinistrado e o mesmo se aplica no caso de roubo a posterior recuperação do veículo.

Quais são os tipos de sinistros?

Os sinistros podem ser de dois tipos: parcial e total. É considerado um sinistro parcial quando os danos representam menos que 75% do valor do veículo. Já o sinistro total é considerado quando o estrago é maior que o próprio valor de mercado do veículo ou o estrago supera essa porcentagem.

Quando um automóvel é furtado ou roubado e não é encontrado, também é considerado um sinistro total, nesses casos.

O que acontece com os carros sinistrados?

Os veículos anunciados por cerca de 40% do seu valor na tabela Fipe, em leilões, são geralmente carros sinistrados, por isso o motorista precisa estar ciente do sinistro e de possíveis avarias.

Oficinas mecânicas geralmente investem na compra desses veículos para reparo ou aproveitamento em auto-peças.

Quando um veículo sinistrado é recuperado, este deve passar por uma nova vistoria. Sendo o veículo aprovado, o registro do sinistro é anexado ao documento.

O que significa “sinistro recuperado” no documento?

Fica identificado no documento do veículo “sinistro recuperado” toda vez que um veículo é reformado após um acidente ou é encontrado após um roubo.

Apesar de constar sinistro recuperado no documento, isso não significa que o veículo esteja em perfeitas condições. Por isso sempre que um motorista se interessar por um veículo que apresente este tipo de especificação na documentação, deve estar ciente que isso não certifica que o veículo não apresenta defeitos e problemas.

Dessa forma, antes de finalizar a compra de um veículo sinistrado é recomendado analisar o veículo e contar com ajuda de um mecânico ou especialista que consiga prever e identificar problemas.

Carro sinistrado pode fazer seguro?

Essa é uma questão comum para quem deseja adquirir um seguro para um veículo que tenha sido recuperado após um sinistro ocorrido. E realmente, encontrar uma seguradora que aceite um veículo sinistrado pode não ser uma tarefa fácil.

A maioria das seguradoras reservam o direito de não aceitar o veículo sinistrado, mesmo que o proprietário tenha um excelente histórico no trânsito entre outros fatores positivos para a contratação de um seguro.

Porém existem sim algumas seguradoras que aceitam veículos sinistrados e alterações no preço do plano pode ser comum nessa situação.

O preço do seguro e da franquia será mais alto do que o valor normal cobrado de um veículo sem sinistro registrado. O motivo disso acontecer é pelo fato das chances de desgaste e de acionamento do seguro serem maiores quando um veículo já possui um dano recuperado.

As seguradoras levam em conta o tipo de sinistro também ao precificar seus planos de cobertura de seguro veicular.

Quais são os tipos de sinistros?

Existem três tipos de sinistros: pequena monta, média monta e grande monta.

Os sinistros de pequena monta representam poucos danos, com fácil recuperação, nesse tipo de sinistro é mais fácil conseguir renovação ou contratação de uma nova apólice de seguro, pelo preço mais alto.

Já os sinistros de média e grande monta é muito difícil fechar contrato com as seguradoras. Em ambos os casos o sinistro é registrado na documentação do veículo. No média monta os danos são visíveis e podem ser consertados, já no sinistro grande monta os danos são graves e significa que o veículo tem perda total e não há possibilidade de retornar à circulação.

Os carros com sinistros de “média monta” que são recuperados, devem passar por uma inspeção realizada pelo Inmetro que regulariza e autoriza o veículo a frequentar as vias normalmente. Quando isso acontece, o sinistro no documento passa a ser substituído pelo número do certificado de segurança veicular (CSV).

Vale a pena investir no seguro para veículo sinistrado?

Apesar de ser mais complicado de adquirir, o seguro para um veículo sinistrado, certamente é uma opção considerável nos casos que os proprietários pretendem continuar com o veículo mesmo após os danos sofridos.



source https://doutormultas.com.br/seguradoras-que-aceitam-carros-com-sinistro/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem Copa, Brasil ganha Hyundai HB20 Edição Especial

Infração 7579: Valor, Recurso e Penalidades

Multa de Trânsito Com Fator Multiplicador: Conheça as Multas e Suas Consequências