EUA: preparadores em alerta com proteção anti-hackers
Os preparadores de carros dos EUA estão preocupados com a elevação do nível de segurança eletrônica de modelos esportivos contra a invasão de hackers.
Para atender aos novos requisitos de emissão e também de segurança, fabricantes de veículos, como Ford, GM, Nissan e Stellantis, por exemplo, estão aumentando a criptografia dos sistemas que controla seus carros.
A medida visa proteger contra a invasão de pessoas que poderiam controlar total ou parcialmente um veículo, colocando ocupantes e terceiros em risco.
No entanto, esses bloqueios criptográficos também impedem preparadores de fazer ajustes de performance nesses carros esportivos.
Recentemente, a Ford avisou que o nível de proteção do Mustang S650 será bem mais elevado, o que impedirá muitas empresas de criar kits de performance independentes.
Não só a Ford está indo nesse caminho, como as demais marcas também, com a GM elevando a quantidade de criptografia em seu Corvette C8, assim como a Dodge nos atuais Charger e Challenger, porém, a coisa ficará ainda mais complicada para o setor de customização.
As próximas gerações desses carros, em especial da Dodge, que serão totalmente elétricas, elevarão o nível de proteção ao de carros elétricos comuns, praticamente impedindo que empresas particulares possam preparar estes carros.
No setor, algumas empresas até conseguiram quebrar muitos dos códigos recentes para criar seus kits de desempenho, mas a partir de agora, demorarão muitos meses para fazê-lo e com custos mais elevados.
As próprias marcas, como a Ford Performance, por exemplo, apresentam kits de preparação do nível de customizadores independentes e até possuem parcerias com os maiores do setor, como Roush e Shelby, por exemplo.
Isso garantirá que os futuros clientes terão seus carros esportivos, sejam eles comuns, híbridos ou elétricos, com preparações que atendem a legislação.
Todavia, preparadores menores poderão sair do mercado diante do bloqueio ao acesso destes futuros carros esportivos, preocupando um setor que movimenta muitos milhões de dólares nos EUA.
[Fonte: Road and Track]
Agradecimentos ao Randolph.
Via Notícias Automotivas https://ift.tt/vMZO9f5
Comentários
Postar um comentário