Turquia: Togg inicia produção de carros elétricos
A Turquia iniciou a produção de seu primeiro carro elétrico em Gemlik, cidade da província de Bursa, que possui diversas fábricas de automóveis, como por exemplo a Togg, primeira marca do país nesse segmento.
Controlada pelo governo de Ankara, a Togg apresentou inicialmente três modelos, que aparentemente atenderão ao segmento premium, dada a proposta de estilo e acabamento.
O modelo que é um SUV, visto que até agora a Togg não definiu nomes para seus carros, foi o primeiro a ser fabricado e gerou uma enorme festa, ainda mais que o país comemora 99 anos de criação da república.
Este modelo aparece com motor elétrico de 200 cavalos e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, enquanto com uma versão AWD com 400 cavalos, fazendo de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
De porte médio, o SUV da Togg tem proteção em padrão que atende ao Euro NCAP com cinco estrelas, sendo um produto que terá ainda dois irmãos, um sedã e um hatchback.
Em Gemlik, a Togg tem capacidade instalada para 175.000 carros por ano, empregando 4,3 mil pessoas.
Contudo, Ankara almeja ambiciosamente a produção de um milhão de carros da Togg em 2030, um número realmente expressivo para a marca nacional, considerando que a Turquia tem um mercado de pouco mais de 772 mil carros.
Naturalmente, os planos de Ankara são para colocar a Togg em diversos mercados, especialmente os países da União Europeia, destino principal dos carros das marcas que possuem fábricas no país.
Por questões nacionalistas e para afirmar a posição do país no cenário internacional, Ankara liderou o projeto da Togg, que será a marca de automóveis turca para representar a nação no exterior e também internamente.
Internamente, o Togg SUV será para poucos, pois, os preços começam em 900.000 liras turcas ou R$ 256.322 em conversão direta, sendo um valor fora da realidade do mercado automotivo turco.
Por conta disso, espera-se que as vendas fiquem entre 17.000 e 18.000 unidades por ano inicialmente.
Via Notícias Automotivas https://ift.tt/MYx9r0N
Comentários
Postar um comentário