Fábrica da Ford: BYD quer ferrovia na Bahia
A BYD começa a negociar os detalhes de sua futura operação na Bahia e um deles será uma ferrovia, algo pouco comum hoje em dia em fábricas automotivas, algo que o Brasil perdeu há décadas.
A linha férrea já existe, porém, a BYD planeja que seja ampliada para sua operação em Camaçari, onde a montadora chinesa eventualmente poderá fazer pagamentos à Ford.
Em negociação, o processo da BYD está sendo acompanhado pelo sindicato dos trabalhadores de Camaçari e região.
Julio Bonfim, presidente da entidade, explicou: “A Ford terá de entregar a fábrica porque o terreno e a estrutura pertencem ao governo da Bahia, uma vez que, pelo contrato de concessão firmado na época, a montadora se mantém proprietária dos ativos apenas se seguir com atividade produtiva, o que não é o caso”.
Bonfim revelou um detalhe importante: “O maquinário ela já retirou do local.”
Diante disso, possivelmente a BYD não terá de pagar qualquer quantia à Ford, mas isso ainda está sendo negociado entre as partes, com o governo da Bahia sendo a parte mais interessada no negócio.
Segundo o sindicalista, a BYD pode se instalar da mesma forma que a Ford, por meio de concessão estadual por um determinado período, porém, as instalações precisam passar por adaptações e outras modificações.
O motivo é a produção de veículos elétricos, que exigirá uma linha de montagem específica, inclusive com a construção de novos prédios e também preparação para a instalação de unidades de fornecedores chineses.
A operação da BYD deve priorizar ex-funcionários da Ford, que já possuem experiência de anos nas linhas de montagem.
Já próxima do governo da Bahia, a BYD quer produzir ônibus elétricos para atender a região e outros estados do Nordeste e Norte, assim como também fornecer caminhões elétricos, bem como automóveis.
O complexo deverá produzir também células de baterias de lítio-fosfato de ferro para exportação.
[Fonte: Automotive Business]
Via Notícias Automotivas https://ift.tt/Hau67vw
Comentários
Postar um comentário