Citroën Oli Concept aponta para o futuro com estilo
A Citroën está pensando em um futuro eletrificado e disruptivo, tendo o conceito Oli uma proposta que casa exatamente com a filosofia da marca parisiense.
Parecendo um mini-tanque de guerra, mas com uma caçamba disfarçada, o Citroën Oli Concept se inspira no Ami para oferecer uma proposta para desafios futuros.
A maior aposta da Citroën é conter o peso para converter a perda em eficiência energética e para isso, a estrutura do Oli é bem incomum.
O uso de materiais reciclados e recicláveis chegou ao ponto em que capô, painéis de teto e piso da caçamba são feitos com papelão alveolar, sendo resistente e suportando o peso de uma pessoa.
Para reduzir os custos, o projeto racionaliza o uso de materiais com peças e componentes simplificados, tendo portas dianteiras idênticas, para-choques e elementos de proteção, painéis e vidros planos e materiais leves.
Com interior tipo prancha, o Oli tem bancos de tela com encosto, no estilo escritório, piso lavável e mais materiais leves e recicláveis.
Vincent Cobée, CEO da Citroën, diz: “Chamamos o projeto de ‘oli’ numa referência ao Ami e também porque resume o veículo — uma prova suplementar que apenas a Citroën pode levar a todos os tipos de pessoas uma mobilidade totalmente elétrica e realista de uma forma inusitada, responsável e gratificante”.
Indo na contramão do segmento de carros elétricos, Cobée explica que a Citroën não quer um “palácio sobre rodas”, que pesa uns 2.500 kg, mas algo que os clientes desejam ter para o dia a dia, somente o necessário para ir e vir.
Para Cobée, o pensamento do Oli surge no momento certo, como explica: “Três conflitos estão acontecendo simultaneamente na sociedade – o primeiro é o valor e a dependência em relação à mobilidade; o segundo são as restrições econômicas e as incertezas em termos de rendimentos; e o terceiro é nossa vontade crescente de termos um futuro responsável e otimista”.
“Os consumidores percebem que a era de abundância talvez tenha chegado ao fim e que regulamentações mais rígidas e custos mais altos podem limitar nossa liberdade de circulação. Ao mesmo tempo, a consciência crescente de que precisamos acelerar nossos esforços para prevenir as mudanças climáticas está aguçando nossa consciência ecológica e nosso discernimento”, conclui.
No Citroën Oli, seu ambiente tem cabine ampla e uma pequena caçamba na traseira, ainda que não pareça uma picape.
Ele mede 4,2 m de comprimento, 1,65 m de altura e 1,9 m de largura, pesando 1.000 kg e suas baterias de lítio garantem 400 km de alcance, com máxima limitada em 110 km/h.
O tempo de recarga rápida (80%) é de 23 minutos e o consumo médio é de 10 kWh/100 km ou 10 km/kWh, uma média excelente.
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