Citroen C3 2023: versões, preços, detalhes, fotos

O novo Citroen C3 2023 é a grande novidade da marca para um dos segmentos mais disputados no mercado brasileiro. Para brigar entre os hatches populares, o francês chegou com novo visual e diversas novidades.

Isso tudo mostra que a ideia da marca é algo totalmente diferente do que estávamos acostumados antes, pois a geração anterior do modelo era mais refinada e tinha preços mais altos.

Agora, o Citroen C3 2023 é lançado com valores entre R$ 68.990 e R$ 97.990, mostrando que a estratégia ficou mais agressiva para mirar os clientes de Mobi, Kwid, Argo, Onix e HB20.

Confira tudo sobre o novo Citroen C3 2023!

Citroen C3 2023 – detalhes

A chegada do novo Citroen C3 2023 não poderia ser mais importante para a marca, pois esse lançamento trouxe a francesa de volta ao segmento de populares (ainda que mais refinados) e ainda apresentou seu primeiro carro 1.0 por aqui.

Tudo isso exigiu um investimento global de mais de R$ 1 bilhão e o trabalho de uma equipe com mais de 100 engenheiros. Segundo a marca, o período de testes envolveu rodar mais de 1 milhão de quilômetros.

Números à parte, o que é ainda mais importante (aos olhos do consumidor) para provocar curiosidade e atrair clientes às concessionárias é oferecer um hatch com cara de SUV, como a própria  Citroen destacou em seu lançamento.

“O Novo Citroen C3 2023 marca uma nova era para a marca na região, com espaço, robustez, atitude SUV e Citroën Connect Touchscreen 10” com uma acessibilidade competitiva para o segmento”, destacou a vice-presidente da marca na América do Sul, Vanessa Castanho.

Ela ainda completou revelando uma meta ousada da Citroen, que é ter 4% de participação do mercado brasileiro até 2024 (hoje tem apenas 1%).

Mas o que o novo modelo francês tem a oferecer para alcançar tudo isso?

A base de tudo

É claro que o desenho da carroceria e da cabine são os fatores que acabarão atraindo novos clientes às concessionárias da Citroen, mas o fato é que o novo Citroen C3 2023 tem novidades que seus olhos não podem ver.

Algo muito importante é que ele é feito sobre uma variante da plataforma modular CMP, o que exigiu um investimento de R$ 220 milhões para que a planta de Porto Real (RJ) pudesse colocá-la em sua linha de produção.

Essa é a mesma estrutura do primo Peugeot 208, modelo que também faz parte do grupo Stellantis, mas que é produzido na Argentina. Mas se engana quem pensa que estamos falando de dois carros idênticos.

O fato é que, por ser modular, a plataforma CMP permite ajustes específicos para cada modelo. O novo Citroen C3, por exemplo, tem uma altura livre do solo maior, o que ajuda a dar essa impressão de “hatch-SUV”.

Essa diferença faz com que ele tenha alguns componentes exclusivos em relação ao Peugeot 208, mudando também seu comportamento no dia a dia. Ou seja, ao dirigir os dois você vai perceber que são carros diferentes.

Por outro lado, os primos também compartilham muita coisa, como a motorização 1.0 Firefly e 1.6 EC5, transmissão, a estrutura na parte dianteira, assoalho, entre outros. No final, 70% do novo Citroen C3 2023 é nacional, incluindo esses conhecidos propulsores.

Um visual mais despojado

Mesmo que os detalhes sobre sua construção sejam interessantes, e ajudem a explicar muita coisa sobre seu posicionamento no mercado nacional, o novo Citroen C3 2023 vai se apoiar no visual para ganhar os brasileiros.

Começando por sua dianteira, vemos que a francesa continua com sua marca registrada, que são os dois Chevrons na grade. Aqui eles aparecem em linhas duplas que começam nas luzes de condução diurna em LED nas extremidades.

Os faróis bipartidos também apresentam um desenho bem chamativo, num estilo que vemos do segmento de populares até as picapes, como é o caso da Fiat Toro. Abaixo deles ainda temos os faróis auxiliares, que recebem molduras em algumas versões.

A dianteira também tem uma abertura bem generosa no para-choque, sempre na cor preta. Isso transmite mais robustez e acaba contrastando com a cor da carroceria.

Se o capô não tem muitos vincos, isso aparece nas laterais, começando pela porção superior dos faróis e se estendendo até as lanternas. As molduras das caixas de roda e a parte inferior das portas também ganham apliques em plástico preto, estes últimos conhecidos como airbumps.

No teto, o novo Citroen C3 2023 tem barras longitudinais, que alguns conhecem como longarinas. As versões mais caras tem essas peças pintadas numa cor diferente da carroceria, assim como os espelhos e o próprio teto.

Terminando de falar do visual exterior chegamos à parte traseira, onde o francês tem um estilo totalmente diferente de sua geração anterior. As lanternas quadradas invadem bem pouco as laterais, apresentando uma nova identidade visual.

Assim como na dianteira, o para-choque é pintado de preto, o que novamente passa uma impressão de robustez, mas que obviamente é uma forma da marca diminuir os custos de produção.

O novo Citroen C3 2023 tem as seguintes medidas: 3.981 mm de comprimento, 1.733 mm de largura, 1.586 mm de altura e 2.540 mm de entre-eixos. Além disso, o espaço no porta-malas dessa geração chegou a 315 litros.

Mesmo não parecendo, ele ficou maior que o anterior, além de ganhar um espaço adicional no compartimento de bagagens. Confira:

Comprimento Largura Altura Entre-eixos Porta-malas
Modelo novo 3.981 mm 1.733 mm 1.586 mm 2.540 mm 315 litros
Modelo anterior 3.944 mm 1.708 mm 1.521 mm 2.460 mm 300 litros

Além disso, o novo Citroen C3 2023 tem 18 cm de altura livre do solo, 23º de ângulo de entrada e 39º de saída. É óbvio que chamá-lo de SUV é apenas uma jogada de marketing, mas esses números o ajudam a enfrentar com mais facilidade algumas valetas ou lombadas.

Interior chamativo e menos refinado

Passando para o interior, vemos que o Citroen C3 2023 tem um estilo chamativo, mas sem qualquer detalhe que o coloque numa categoria superior. Em algumas partes, sua simplicidade fica bem evidente, especialmente nas versões mais baratas.

Mesmo assim, o estilo de seu painel é prático e entrega mais ousadia que o anterior, incluindo um conjunto em dois tons (cinza ou azul). O volante também é diferente do que víamos anteriormente e agora é multifuncional.

As saídas de ar laterais tem um tamanho avantajado, enquanto as centrais são horizontais e mais discretas. Dependendo da versão escolhida, elas podem ter elementos cromados.

Ao centro do painel, o novo Citroen C3 2023 traz uma importante novidade, que é a central Citroën Connect de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O dispositivo inclui rádio com Bluetooth e aparece a partir da segunda versão mais barata.

Além dos comandos no volante, a marca promete que a central é muito fácil de manusear pela própria tela. O conjunto ainda tem três conectores USB, um no console central e outros dois para os ocupantes traseiros.

Ao todo são sete versões, sendo que todas oferecem o pacote básico com A/C, controle de tração e estabilidade, direção elétrica, assistente em rampas, alerta de pressão dos pneus, vidros e travas elétricos.

Passando para as configurações mais caras, o novo Citroen C3 2023 ainda pode ter banco com ajuste de altura, luzes diurnas em LED, rodas aro 15 diamantadas, câmera de ré e visual com pintura em dois tons, airbumps, entre outros.

Mas o fato é que o posicionamento do modelo francês mudou bastante. Enquanto sua geração anterior brigava num degrau acima, e cobrava mais caro por isso, o lançamento atual começa quase no preço de Mobi e Kwid, os carros mais baratos do Brasil.

Isso tudo tem seu lado negativo. Quando comparado com a geração anterior, o novo Citroen C3 tem um acabamento menos primoroso, especialmente na versão de entrada (foto acima).

Ele não é ruim, mas se você conhecia o modelo antigo logo vai perceber essa diferença.

Além disso, o Citroen C3 2023 não tem mais alguns recursos, como para-brisa Zenith, ajuste de altura nos cintos de segurança, ar-condicionado digital e até conta-giros. Pior ainda, todas as versões atuais vem apenas com 2 airbags.

Quer mais? Mesmo pagando quase R$ 98 mil (valor que certamente vai subir em breve), você não terá tapetes de borracha e protetor de cárter na versão mais cara, pois eles são vendidos como opcionais.

Tudo isso mostra que a Citroen quer brigar na faixa mais concorrida dos hatches, o que a obrigou a cortar tudo que era possível. Por outro lado, alguns consumidores podem encarar isso como um exagero e partir para outros concorrentes.

Citroen C3 2023 – novidades

É verdade que o Citroen C3 2023 acabou de chegar ao mercado brasileiro, mas seu lançamento trouxe algumas novidades interessantes para quem quiser ser um dos primeiros a estacioná-lo na garagem.

Uma delas é a versão Citroen C3 First Edition (imagem acima), vendida apenas pela internet e limitada a 100 unidades. Ao comprá-la, os clientes vão ganhar uma arte em NFT (token não fungível), feita pela artista Naíma Almeida.

Essa arte poderá ser customizada ao gosto do cliente, sendo depois entregue na forma de carteira digital, tendo um valor monetário atrelado, e também em formato físico numa moldura de acrílico.

Outra novidade divulgada pela marca é que os proprietários terão acesso ao aplicativo Cart, que inclui 12 meses de assinatura de Connect Car, o que livra o motorista das filas em pedágios e ainda é aceito em mais de 1.000 estacionamentos no Brasil.

Além disso, esse aplicativo traz cupons de desconto em diversas categorias.

Citroen C3 2023 – versões

Confira as versões da novidade francesa no mercado brasileiro:

  • Novo Citroen C3 Live 1.0
  • Novo Citroen C3 Live Pack 1.0
  • Novo Citroen C3 Feel 1.0
  • Novo Citroen C3 Feel 1.6 16V
  • Novo Citroen C3 Feel Pack 1.6 16V AT
  • Novo Citroen C3 1.0 First Edition
  • Novo Citroen C3 1.6 16V AT First Edition

Cores disponíveis: Preto Perla Nera, Branco Banquise, Cinza Artense, Cinza Grafito e Azul Spring.

Teto bitom: Branco Banquise ou Preto Perla Nera.

Citroen C3 2023 – equipamentos

Novo Citroen C3 Live 1.0 – motor 1.0 de 75 cv e 10,7 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas.

ITENS DE SÉRIE: airbags duplos, controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa (Hill holder), monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, indicador de trocas de marcha, rodas de 15 polegadas com calotas e luzes de condução diurna.

OPCIONAIS:

  • Pintura Metálica – R$ 1.300
  • Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900

Novo Citroen C3 Live Pack 1.0 – motor 1.0 de 75 cv e 10,7 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + Citroën Connect 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio, conector USB dianteiro, volante com comandos do sistema de som e Bluetooth, chave com telecomando, banco dianteiro com ajuste de altura e limpador e desembaçador elétrico traseiro.

OPCIONAIS:

  • Pintura Metálica – R$ 1.300
  • Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900

Novo Citroen C3 Feel 1.0 – motor 1.0 de 75 cv e 10,7 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + vidros traseiros elétricos, alarme perimétrico, conectores USB traseiros (x2), luzes diurnas de LEDs, rodas de liga-leve de 15 polegadas, painel interno com faixa azul metálica, barras longitudinais no teto, volante com ajuste de altura, Chevron cromado e maçanetas na cor da carroceria.

OPCIONAIS:

  • Pintura Metálica – R$ 1.300
  • Teto bitom – R$ 1.300
  • Comfort Pack (sensor e câmera de ré) – R$ 1.400
  • Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900

Novo Citroen C3 Feel 1.6 16V – motor 1.6 de 120 cv e 15,7 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + motor 1.6 de 120 cv.

OPCIONAIS:

  • Pintura Metálica – R$ 1.300
  • Teto bitom – R$ 1.300
  • Comfort Pack (sensor e câmera de ré) – R$ 1.400
  • Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900

Novo Citroen C3 Feel Pack 1.6 16V AT – motor 1.6 de 120 cv e 15,7 kgfm, com câmbio automático de seis marchas.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais, modo Eco, rodas de liga-leve de 15 polegadas diamantadas, câmera de ré e volante revestido com couro.

OPCIONAIS:

  • Pintura Metálica – R$ 1.300
  • Teto bitom – R$ 1.300
  • Comfort Pack (sensor e câmera de ré) – R$ 1.400
  • Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900

Novo Citroen C3 1.0 First Edition – motor 1.0 de 75 cv e 10,7 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas.

ITENS DE SÉRIE: itens da Feel 1.0 + faróis de neblina, pintura bitom, barras de teto na cor Alu Shadow, airbumps laterais, moldura embelezadora do farol de neblina, tapetes exclusivos, badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas.

OPCIONAIS: nenhum.

Novo Citroen C3 1.6 16V AT First Edition – motor 1.6 de 120 cv e 15,7 kgfm, com câmbio automático de seis marchas.

ITENS DE SÉRIE: itens da Feel Pack + pintura bitom, barras de teto na cor Alu Shadow, airbumps laterais, moldura embelezadora do farol de neblina, tapetes exclusivos e badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas.

OPCIONAIS: nenhum.

Citroen C3 2023 – preços

  • Novo Citroen C3 Live 1.0 2023 – R$ 68.990
  • Novo Citroen C3 Live Pack 1.0 2023 – R$ 74.990
  • Novo Citroen C3 Feel 1.0 2023 – R$ 78.990
  • Novo Citroen C3 Feel 1.6 16V 2023 – R$ 86.990
  • Novo Citroen C3 Feel Pack 1.6 16V AT 2023 – R$ 93.990
  • Novo Citroen C3 1.0 First Edition 2023 – R$ 83.990
  • Novo Citroen C3 1.6 16V AT First Edition 2023 – R$ 97.990

Citroen C3 2023 – motor

Se o visual e outros detalhes do novo Citroen C3 2023 foram novidades para os brasileiros, não podemos dizer o mesmo quando o assunto é sua motorização. Mas isso não é algo ruim.

A marca francesa se apoiou no que já tinha e em outras marcas do grupo Stellantis para decidir que o hatch teria versões com os motores 1.0 e 1.6, ambos já conhecidos de todos nós.

As versões mais baratas são equipadas com o propulsor 1.0 Firefly, um motor dianteiro, transversal, com 3 cilindros em linha e 2 válvulas por cilindro. Ele entrega 71/75 cv a 6.000 rpm e 10/10,7 kgfm de torque a 4.250/3.250 rpm.

O câmbio usado aqui é manual e tem cinco marchas, sendo o mesmo conjunto que já vemos no Fiat Argo e, mais recentemente, no primo Peugeot 208.

Além dessa opção, o Citroen C3 2023 continuará vindo com o motor 1.6 16V EC5, também dianteiro e transversal, mas com 4 cilindros em linha e 4 válvulas por cilindro.

Ele tem 113/120 cavalos de potência a 6.000 rpm e 15,4/15,7 kgfm de torque a 4.250/4.500 rotações por minuto. Esse motor pode ser atrelado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.

Citroen C3 2023 – desempenho

Veja como o novo Citroen C3 2023 se comporta quando o assunto é sua aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima:

  • Novo Citroen C3 1.0 MT – 14,1 segundos e 160 km/h
  • Novo Citroen C3 1.6 MT – 10 segundos e 180 km/h
  • Novo Citroen C3 1.6 AT – 10,4 segundos e 180 km/h

Citroen C3 2023 – consumo

Mirando os modelos mais baratos do segmento, o novo Citroen C3 2023 também precisa entregar boas médias de consumo para convencer esse grupo de consumidores. Confira:

CONSUMO CIDADE

  • Novo Citroen C3 1.0 MT – 9,3 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina
  • Novo Citroen C3 1.6 MT – 7,8 km/l com etanol e 10,9 km/l com gasolina
  • Novo Citroen C3 1.6 AT – 7,2 km/l com etanol e 10,3 km/l com gasolina

CONSUMO ESTRADA

  • Novo Citroen C3 1.0 MT – 10 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina
  • Novo Citroen C3 1.6 MT – 9 km/l com etanol e 12,8 km/l com gasolina
  • Novo Citroen C3 1.6 AT – 8,5 km/l com etanol e 12,4 km/l com gasolina

Citroen C3 2023 – manutenção e revisão

A Citroen anunciou que o novo Citroen C3 2023 será vendido com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, o que obviamente deverá incluir todas as revisões periódicas para manter tal cobertura.

Uma boa notícia para os clientes da marca francesa é que teremos mais de 180 concessionárias no Brasil até o final de 2022, atingindo 80% de cobertura territorial.

Nesses pontos, onde as revisões serão feitas, os clientes terão preços acessíveis e com valores fixos. No caso das versões 1.0, por exemplo, as 3 primeiras paradas custarão R$ 1.436, enquanto que nos modelos 1.6 o mesmo serviço sairá por R$ 1.579.

A Citroen ainda divulgou no lançamento do carro que seu kit de reparo de colisão é 41% mais barato que os concorrentes, além de ter uma cesta de peças com valor 24% menor dentro da média do segmento.

Confira os valores detalhados:

Quilometragem Novo C3 1.0 Novo C3 1.6
10.000 km R$ 400 R$ 474
20.000 km R$ 636 R$ 722
30.000 km R$ 400 R$ 383
40.000 km R$ 1.150 R$ 1.034
50.000 km R$ 400 R$ 474
60.000 km R$ 868 R$ 722
Total R$ 3.854 R$ 3.809

Citroen C3 2023 – ficha técnica

Motor

Firefly 1.0

1.6 16V EC5

Tipo Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol
Número de cilindros 3 em linha 4 em linha
Cilindrada (cm3) 999 1587
Válvulas 6 16
Taxa de compressão 13,2:1 11,0:1
Injeção eletrônica de combustível Multiponto Multiponto
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) Gasolina: 71 cv @ 6000 rpm / Etanol: 75 cv @ 6000 rpm Gasolina: 113 cv @ 6000 rpm / Etanol: 120 cv @ 6000 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) Gasolina: 10 kgfm @ 4250 rpm / Etanol: 10,7 kgfm @ 3250 rpm Gasolina: 15,4 kgfm @ 4250 rpm / Etanol: 15,7 kgfm @ 4500 rpm
Transmissão
Tipo Manual 5 marchas Manual 5 marchas/Automática 6 velocidades
Freios
Tipo Disco / tambor Disco ventilado / tambor
Direção
Tipo Elétrica Elétrica
Suspensão
Dianteira McPherson, independente com barra estabilizadora McPherson, independente com barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço aro 15 polegadas Liga Leve aro 15 polegadas
Pneus 195/60 R15 195/60 R15
Dimensões (mm)
Comprimento total (mm) 3981 3981
Largura sem retrovisores (mm) 1733 1733
Altura (mm) 1586 1586
Distância entre os eixos (mm) 2540 2540
Capacidades
Porta-malas (litros) 315 315
Tanque (litros) 47 47
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) 410 400
Peso em ordem de marcha (kg) 1.056 1.152
Altura do solo (mm) 180 180

Citroen C3 2023 – fotos

Via Notícias Automotivas https://ift.tt/gsTexzw

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Golf sapão: seus detalhes, anos, versões e motores

Infração 7579: Valor, Recurso e Penalidades

Opinião do dono: Toyota Corolla Cross XRX Hybrid