Twister 2021: detalhes, equipamentos, motor, etc
A Honda CB Twister 2021 é uma motocicleta naked do segmento street, vendida em duas versões, com freios CBS e ABS.
O modelo, sucessor da famosa Honda CB 300, resgatou o nome atribuído à geração anterior ao modelo citado e se trata de uma nomenclatura bem conhecida no mercado nacional.
Com visual esportivo, a Twister 2021 é uma moto altamente valorizada e degrau obrigatório para quem sai da família Honda CG 160, ficando abaixo da Honda CB 500.
Tendo bom desempenho e economia, a motocicleta da Honda é fabricada em Manaus, Amazonas, sendo uma rival direta a Yamaha Fazer 250.
A street da Honda é filha única no portfólio da marca japonesa, já que ela não compartilha a motorização com a Honda XRE 300 e nem com qualquer outra motocicleta do fabricante.
Twister 2021 – novidades
Como novidade, a Twister 2021 ganhou novos grafismos e as cores azul perolizado e prata metálico com detalhes em vermelho, sendo essas cores na versão CBS.
Com freio ABS, a Twister 2021 adiciona novo grafismo com pintura preta e detalhes em cinza-fosco, bem como pintura vermelha e detalhes em cinza-fosco.
Equipada com motor monocilíndrico de quatro tempos com refrigeração a ar, a Twister 2021 tinha injeção eletrônica PGM-FI com tecnologia flex.
Tendo potências de 22,4 cavalos na gasolina e 22,6 cavalos no etanol, entregando 2,24 kgfm no primeiro e 22,8 kgfm no segundo, além de cinco marchas.
Com suspensão traseira monoamortecida e dianteira convencional, telescópica, a Twister 2021 tinha discos ventilados de 276 mm na frente e 220 mm na traseira.
A CB 250F tinha dois sistemas de freio, sendo um deles o CBS, que são os freios combinados mecanicamente com acionamento simultâneo dos freios dianteiro e traseiro.
Outro sistema é o ABS, de acionamento eletrônico dos freios, com sistema antitravamento dos discos, tornando a frenagem ainda mais eficiente.
Com farol simples, a CB 250F Twister 2021 tinha cluster digital com computador de bordo, além de banco confortável com dois lugares.
Tendo lanterna em LED e piscas de LED, a Twister 2021 é uma motocicleta adequada para o dia a dia e também pequenas viagens, com desempenho que lhe garante conforto e segurança na estrada.
Dispondo de tanque de 16,5 litros, a Twister 2021 tem boa autonomia e um consumo adequado para sua proposta e uma ciclística interessante.
Com pneus 110/70-17 na frente e 140/70-17 atrás, a Honda Twister 2021 tem um conjunto confortável e adequado para as condições das vias brasileiras.
Twister 2021 – detalhes
A Twister 2021 tinha farol simples com máscara envolvente, tendo piscas em LED com suporte do painel digital, que possui velocímetro, conta-giros, nível de combustível e computador de bordo.
Logo atrás, a mesa tinha guidão de aço cromado com comandos de farol, lampejador do farol, piscas, partida elétrica, corta-corrente, retrovisores, manoplas e manetes.
O tanque de 16,5 litros tinha tampa aeronáutica, com abas laterais envolventes e banco duplo com dois níveis, rabeta com alças de liga leve com lanterna em LED.
Com para-lama projetado com piscas em LED, iluminação da placa e refletor, enquanto a suspensão traseira é monoamortecida com mola helicoidal e amortecedor ajustável em pré-carga.
A balança de cor preta tem disco ventilado de 220 mm com sistemas CBS ou ABS, tendo pinça de pistão único.
A relação tem corrente lubrificada com coroa interna e pinhão protegido, tendo ainda capa de proteção da corrente, além de roda de liga leve aro 17 polegadas com pneus 140/70-17.
Tendo silencioso em preto-fosco com protetor metálico, com suportes das pedaleiras do passageiro, feito também em liga leve.
O propulsor tem construção em cor cinza brilhante com dutos de aço cromado para o radiador de óleo, protegido entre dois defletores de ar.
Com molduras pretas entre a carenagem e o motor, a Twister 2021 tem suspensão dianteira telescópica com para-lama rente à roda, assim como pneu 110/70-17 e roda de liga leve aro 17 polegadas.
O freio dianteiro é a disco ventilado de 276 mm com pinça de duplo pistão com CBS ou ABS, sendo pintado de dourado, assim como o traseiro.
Twister 2021 – preços
A Honda CB 250F Twister 2021 tem preços na tabela Fipe que chegam a ser maiores que os valores do modelo 0 km, mesmo com frete, o que significa haver pouca oferta de modelos nas lojas da Honda.
Com alta significativa nos preços das motos usadas, seguindo os carros, a Twister 2021 é altamente valorizada e isso significa que mesmo usada, praticamente não se perde dinheiro na revenda.
Ainda assim, a produção de motos tem subido e não há razão para que os preços inflacionados da tabela Fipe continuem assim tão elevados.
Qual preço da Twister 2021?
- Honda CB 250F CBS Twister 2021 azul perolizado – R$ 21.008
- Honda CB 250F CBS Twister 2021 prata metálico – R$ 21.008
- Honda CB 250F ABS Twister 2021 vermelho – R$ 21.008
- Honda CB 250F ABS Twister 2021 preta – R$ 21.008
(*) Preços da tabela Fipe – julho/2022.
Twister 2021 – equipamentos
Honda CB 250F CBS Twister 2021 azul perolizado – Motor de 250 cilindradas e câmbio de cinco marchas, mais farol simples, piscas e lanterna em LED, banco duplo, freios a disco dianteiro de 276 mm, freios a disco traseiro de 220 mm, sistema CBS, cluster digital e partida elétrica.
Suspensão traseira monoamortecida, rodas de liga leve aro 17 polegadas pretas, pneus 110/70-17 na frente e 140/70-17 atrás, escape em preto-fosco com protetor cromado, injeção eletrônica flex, radiador de óleo, cor azul metálico com faixas branca e cinzas, entre outros.
Honda CB 250F CBS Twister 2021 prata metálico – Itens acima, mais cor prata metálico, faixas vermelhas e rodas de liga leve na mesma tonalidade.
Honda CB 250F ABS Twister 2021 vermelho – Itens acima, mais freios com sistema ABS, pintura vermelha com faixas em cinza e preto, além de rodas vermelhas.
Honda CB 250F ABS Twister 2021 preto – Itens acima, mais pintura preta, faixas de cor cinza e laranja, com rodas de liga leve em cor laranja.
Twister 2021 – motor
O motor monocilíndrico de quatro tempos tem 249,5 cm³, com comando simples no cabeçote (OHC) acionado por corrente, tendo quatro válvulas, duas de admissão e duas de escape, tem taxa de compressão de 9,6:1.
Com injeção eletrônica, ele entrega 22,4 cavalos na gasolina e 22,6 cavalos no etanol, ambos a 7.500 rpm.
Os torques são de 2,24 kgfm no derivado de petróleo e 22,8 kgfm no combustível vegetal, ambos a 6.000 rpm.
O câmbio cíclico de cinco velocidades com embreagem multidisco em banho de óleo, de acionamento hidráulico e transmissão final de pinhão, corrente e coroa.
Refrigerado a ar, o propulsor da Twister 2021 tem radiador de óleo para aumentar o tempo de vida do lubrificante.
Twister 2021 – desempenho e consumo
A Honda Twister 2021 tem um bom desempenho, com velocidade final de 150 km/h e consumo médio de 35 km/l.
A naked da Honda tem um bom desempenho na estrada e na cidade, com saídas ágeis no trânsito urbano e bom desempenho na rodovia, com performance que a mantém em vantagem para o tráfego de veículos rápidos.
Como uma 250 cilindradas, a Twister 2021 garante boa viagem na estrada, com consumo em torno de 40 km/l na rodovia e 30 km/l na cidade.
Tendo cinco marchas, a Twister 2021 tem boa relação de marchas e isso, aliado ao bom torque do motor, garante um desempenho excelente para sua proposta.
Com injeção eletrônica, a resposta do motor é mais rápida, tornando a naked da Honda bem ágil.
Twister 2021 – manutenção e revisão
A Honda tem plano de manutenção e revisão para a Twister 2021, com revisões pré-fixadas e inspeção de itens básicos de segurança e mecânica, com verificação de freios, suspensão, parte elétrica e eletrônica.
A revisão consiste em troca de óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, vela, filtro de combustível e também itens de desgaste natural, como pastilhas de freio, pneus, amortecedores, corrente, pinhão e coroa.
Tendo a rede Honda Motos a venda de acessórios para a moto e também para o condutor, com capa de chuva, capacetes, bauletos, protetores anti-queda, entre outros.
Com garantia de três anos e três revisões obrigatórias, a Honda dá ainda sete trocas de óleo lubrificante após a cobertura.
Na Honda, as revendas são plenamente equipadas com profissionais treinados para a manutenção das motocicletas, com elevador de motos e ferramental apropriado.
Twister 2021 – concorrentes
Yamaha FZ25 Fazer 2021
A Yamaha FZ25 Fazer 2021 é uma naked de 250 cilindradas com visual bem esportivo, chamando atenção pelo farol full LED em estilo canhão, com máscara escurecida e cluster digital integrado.
Seu tanque de 14 litros e tampa do bocal do reservatório com estilo aeronáutico, dão a Fazer 250 autonomia e estilo atraentes.
Com abas laterais portando entradas e saídas de ar, a Fazer 250 tem dois bancos em níveis diferentes, com alças laterais de liga leve e lanterna em LED.
As carenagens laterais largas possuem conexão com apliques laterais prateados, enquanto o para-lama traseiro é projetado com uma haste e tendo suporte para placa, com iluminação e refletor, além dos piscas em LED.
Na traseira, a suspensão é monoamortecida com disco de freio ventilado de 220 mm com pinça de pistão único, tendo sistema ABS.
Com relação de corrente, coroa e pinhão, além de capa protetora.
O escape tem silencioso volumoso e proteção cromado, bem como cano em preto-fosco e com propulsor na mesma cor com dutos de refrigeração do óleo.
Na frente, a suspensão é do tipo telescópica com para-lama rente à roda aro 17 polegadas, com freio a disco de ventilado de 282 mm com sistema de ABS.
Seu motor monocilíndrico de quatro tempos com refrigeração a ar e radiador de óleo, com injeção eletrônica e sistema flex com 21,5 cavalos e 2,18 kgfm.
Com comando de válvulas no cabeçote e duas válvulas por cilindro, o propulsor garante excelente desempenho para a Fazer 250, que tem câmbio de seis marchas.
O preço na tabela Fipe é de R$ 21.240, um valor maior que o praticado quando 0 km.
Assim como a Twister 2021, a Fazer 250 2021 também está hipervalorizada e fora da realidade do mercado, com as motos usadas custando mais que as novas.
Twister 2021 – ficha técnica
A Twister 2021 tem boas dimensões e pesa 137 kg, tendo 2,065 m de comprimento, 0,753 m de largura e 1,072 m de altura.
O entre eixos era de 1,386 m e boa altura do assento em relação ao solo, em torno de 0,8 m de altura.
A Twister 2021 tem boas características para uma condução aprimorada e confortável.
Com estilo atraente, a Twister é uma motocicleta que surgiu oficialmente em sua versão 250 atual em 2015, sendo sucessora da CB 300, que deu continuidade à Honda CBX 250 Twister.
Esta surgiu em 2001 e durou até 2009, quando não passou mais pela legislação do Promot, tendo visual naked com freio traseiro a tambor e partida elétrica, porém, era carburada.
Na mesma época, a Fazer 250 já utilizava injeção eletrônica, algo que depunha contra a moto da Honda.
No final da vida, a CBX 250 Twister recebeu disco de freio traseiro, mas longe de ter ABS.
Seu motor monocilíndrico de quatro tempos tinha 24 cavalos e era mais potente que os 22,6 caavlos atuais.
Já a CB 300, que teve problemas mecânicos inicialmente, seguiu a trilha com motor bem mais potente.
Seu motor de 300 cilindradas entregava 26,5 cavalos e uma boa dose de torque, mas a Honda viu que a CB 300 já precisava de uma nova geração e as vendas duraram apenas seis anos.
Com injeção eletrônica, que passou depois a ser flex, a CB 300 viu a rival Fazer 250 crescer em vendas, mesmo com cinco marchas, tendo um consumo bem melhor e ciclística apreciável.
Assim, a Honda decidiu por um fim à CB 300 para a chegada da CB 250F Twister, resgatando um nome famoso do passado.
Com visual mais moderno e motor menor, a CB 250F se ajustou ao mercado e buscou mais eficiência que desempenho, assim como maior confiabilidade.
Tendo injeção flex manteve as versões com e sem ABS, mas recebeu versão com freios combinados UBS, que se tornaram item obrigatório nas motos nacionais que, infelizmente ainda não possuem injeção eletrônica.
Recebendo leve atualização, a CB 250F Twister seguiu até os dias atuais como um produto de bom volume de vendas para a Honda.
Motor | 250 |
Tipo | |
Número de cilindros | 1 em linha |
Cilindrada em cm3 | 249,5 |
Válvulas | 4 |
Taxa de compressão | 9,6:1 |
Injeção eletrônica | Indireta |
Potência máxima | 22,4/22,6 cv a 7.500 rpm (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 2,24/22,8 kgfm a 6.000 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | |
Tipo | 5 marchas |
Tração | |
Tipo | Corrente e pinhão |
Partida | |
Tipo | Elétrica |
Freios | |
Tipo | Disco dianteiro de 276 mm e disco traseiro com 220 mm |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico |
Traseira | Balança convencional |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga leve aro 17 polegadas na frente e liga leve aro 17 polegadas atrás |
Pneus | 110/70-178 na frente e 140/70-17 atrás |
Dimensões | |
Comprimento (mm) | 2.065 |
Largura (mm) | 0.753 |
Altura (mm) | 1.072 |
Entre eixos (mm) | 1.386 |
Capacidades | |
Bagageiro (L) | ND |
Tanque de combustível (L) | 16,5 |
Carga (Kg) | ND |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 137 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND |
Comentários
Postar um comentário