Twister 2021: detalhes, equipamentos, motor, etc

A Honda CB Twister 2021 é uma motocicleta naked do segmento street, vendida em duas versões, com freios CBS e ABS.

O modelo, sucessor da famosa Honda CB 300, resgatou o nome atribuído à geração anterior ao modelo citado e se trata de uma nomenclatura bem conhecida no mercado nacional.

Com visual esportivo, a Twister 2021 é uma moto altamente valorizada e degrau obrigatório para quem sai da família Honda CG 160, ficando abaixo da Honda CB 500.

Tendo bom desempenho e economia, a motocicleta da Honda é fabricada em Manaus, Amazonas, sendo uma rival direta a Yamaha Fazer 250.

A street da Honda é filha única no portfólio da marca japonesa, já que ela não compartilha a motorização com a Honda XRE 300 e nem com qualquer outra motocicleta do fabricante.

Twister 2021 – novidades

Como novidade, a Twister 2021 ganhou novos grafismos e as cores azul perolizado e prata metálico com detalhes em vermelho, sendo essas cores na versão CBS.

Com freio ABS, a Twister 2021 adiciona novo grafismo com pintura preta e detalhes em cinza-fosco, bem como pintura vermelha e detalhes em cinza-fosco.

Equipada com motor monocilíndrico de quatro tempos com refrigeração a ar, a Twister 2021 tinha injeção eletrônica PGM-FI com tecnologia flex.

Tendo potências de 22,4 cavalos na gasolina e 22,6 cavalos no etanol, entregando 2,24 kgfm no primeiro e 22,8 kgfm no segundo, além de cinco marchas.

Com suspensão traseira monoamortecida e dianteira convencional, telescópica, a Twister 2021 tinha discos ventilados de 276 mm na frente e 220 mm na traseira.

A CB 250F tinha dois sistemas de freio, sendo um deles o CBS, que são os freios combinados mecanicamente com acionamento simultâneo dos freios dianteiro e traseiro.

Outro sistema é o ABS, de acionamento eletrônico dos freios, com sistema antitravamento dos discos, tornando a frenagem ainda mais eficiente.

Com farol simples, a CB 250F Twister 2021 tinha cluster digital com computador de bordo, além de banco confortável com dois lugares.

Tendo lanterna em LED e piscas de LED, a Twister 2021 é uma motocicleta adequada para o dia a dia e também pequenas viagens, com desempenho que lhe garante conforto e segurança na estrada.

Dispondo de tanque de 16,5 litros, a Twister 2021 tem boa autonomia e um consumo adequado para sua proposta e uma ciclística interessante.

Com pneus 110/70-17 na frente e 140/70-17 atrás, a Honda Twister 2021 tem um conjunto confortável e adequado para as condições das vias brasileiras.

Twister 2021 – detalhes

A Twister 2021 tinha farol simples com máscara envolvente, tendo piscas em LED com suporte do painel digital, que possui velocímetro, conta-giros, nível de combustível e computador de bordo.

Logo atrás, a mesa tinha guidão de aço cromado com comandos de farol, lampejador do farol, piscas, partida elétrica, corta-corrente, retrovisores, manoplas e manetes.

O tanque de 16,5 litros tinha tampa aeronáutica, com abas laterais envolventes e banco duplo com dois níveis, rabeta com alças de liga leve com lanterna em LED.

Com para-lama projetado com piscas em LED, iluminação da placa e refletor, enquanto a suspensão traseira é monoamortecida com mola helicoidal e amortecedor ajustável em pré-carga.

A balança de cor preta tem disco ventilado de 220 mm com sistemas CBS ou ABS, tendo pinça de pistão único.

A relação tem corrente lubrificada com coroa interna e pinhão protegido, tendo ainda capa de proteção da corrente, além de roda de liga leve aro 17 polegadas com pneus 140/70-17.

Tendo silencioso em preto-fosco com protetor metálico, com suportes das pedaleiras do passageiro, feito também em liga leve.

O propulsor tem construção em cor cinza brilhante com dutos de aço cromado para o radiador de óleo, protegido entre dois defletores de ar.

Com molduras pretas entre a carenagem e o motor, a Twister 2021 tem suspensão dianteira telescópica com para-lama rente à roda, assim como pneu 110/70-17 e roda de liga leve aro 17 polegadas.

O freio dianteiro é a disco ventilado de 276 mm com pinça de duplo pistão com CBS ou ABS, sendo pintado de dourado, assim como o traseiro.

Twister 2021 – preços

A Honda CB 250F Twister 2021 tem preços na tabela Fipe que chegam a ser maiores que os valores do modelo 0 km, mesmo com frete, o que significa haver pouca oferta de modelos nas lojas da Honda.

Com alta significativa nos preços das motos usadas, seguindo os carros, a Twister 2021 é altamente valorizada e isso significa que mesmo usada, praticamente não se perde dinheiro na revenda.

Ainda assim, a produção de motos tem subido e não há razão para que os preços inflacionados da tabela Fipe continuem assim tão elevados.

Qual preço da Twister 2021?

  • Honda CB 250F CBS Twister 2021 azul perolizado – R$ 21.008
  • Honda CB 250F CBS Twister 2021 prata metálico – R$ 21.008
  • Honda CB 250F ABS Twister 2021 vermelho – R$ 21.008
  • Honda CB 250F ABS Twister 2021 preta – R$ 21.008

(*) Preços da tabela Fipe – julho/2022.

Twister 2021 – equipamentos

Honda CB 250F CBS Twister 2021 azul perolizado – Motor de 250 cilindradas e câmbio de cinco marchas, mais farol simples, piscas e lanterna em LED, banco duplo, freios a disco dianteiro de 276 mm, freios a disco traseiro de 220 mm, sistema CBS, cluster digital e partida elétrica.

Suspensão traseira monoamortecida, rodas de liga leve aro 17 polegadas pretas, pneus 110/70-17 na frente e 140/70-17 atrás, escape em preto-fosco com protetor cromado, injeção eletrônica flex, radiador de óleo, cor azul metálico com faixas branca e cinzas, entre outros.

Honda CB 250F CBS Twister 2021 prata metálico – Itens acima, mais cor prata metálico, faixas vermelhas e rodas de liga leve na mesma tonalidade.

Honda CB 250F ABS Twister 2021 vermelho – Itens acima, mais freios com sistema ABS, pintura vermelha com faixas em cinza e preto, além de rodas vermelhas.

Honda CB 250F ABS Twister 2021 preto – Itens acima, mais pintura preta, faixas de cor cinza e laranja, com rodas de liga leve em cor laranja.

Twister 2021 – motor

O motor monocilíndrico de quatro tempos tem 249,5 cm³, com comando simples no cabeçote (OHC) acionado por corrente, tendo quatro válvulas, duas de admissão e duas de escape, tem taxa de compressão de 9,6:1.

Com injeção eletrônica, ele entrega 22,4 cavalos na gasolina e 22,6 cavalos no etanol, ambos a 7.500 rpm.

Os torques são de 2,24 kgfm no derivado de petróleo e 22,8 kgfm no combustível vegetal, ambos a 6.000 rpm.

O câmbio cíclico de cinco velocidades com embreagem multidisco em banho de óleo, de acionamento hidráulico e transmissão final de pinhão, corrente e coroa.

Refrigerado a ar, o propulsor da Twister 2021 tem radiador de óleo para aumentar o tempo de vida do lubrificante.

Twister 2021 – desempenho e consumo

A Honda Twister 2021 tem um bom desempenho, com velocidade final de 150 km/h e consumo médio de 35 km/l.

A naked da Honda tem um bom desempenho na estrada e na cidade, com saídas ágeis no trânsito urbano e bom desempenho na rodovia, com performance que a mantém em vantagem para o tráfego de veículos rápidos.

Como uma 250 cilindradas, a Twister 2021 garante boa viagem na estrada, com consumo em torno de 40 km/l na rodovia e 30 km/l na cidade.

Tendo cinco marchas, a Twister 2021 tem boa relação de marchas e isso, aliado ao bom torque do motor, garante um desempenho excelente para sua proposta.

Com injeção eletrônica, a resposta do motor é mais rápida, tornando a naked da Honda bem ágil.

Twister 2021 – manutenção e revisão

A Honda tem plano de manutenção e revisão para a Twister 2021, com revisões pré-fixadas e inspeção de itens básicos de segurança e mecânica, com verificação de freios, suspensão, parte elétrica e eletrônica.

A revisão consiste em troca de óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, vela, filtro de combustível e também itens de desgaste natural, como pastilhas de freio, pneus, amortecedores, corrente, pinhão e coroa.

Tendo a rede Honda Motos a venda de acessórios para a moto e também para o condutor, com capa de chuva, capacetes, bauletos, protetores anti-queda, entre outros.

Com garantia de três anos e três revisões obrigatórias, a Honda dá ainda sete trocas de óleo lubrificante após a cobertura.

Na Honda, as revendas são plenamente equipadas com profissionais treinados para a manutenção das motocicletas, com elevador de motos e ferramental apropriado.

Twister 2021 – concorrentes

Yamaha FZ25 Fazer 2021

 

A Yamaha FZ25 Fazer 2021 é uma naked de 250 cilindradas com visual bem esportivo, chamando atenção pelo farol full LED em estilo canhão, com máscara escurecida e cluster digital integrado.

Seu tanque de 14 litros e tampa do bocal do reservatório com estilo aeronáutico, dão a Fazer 250 autonomia e estilo atraentes.

Com abas laterais portando entradas e saídas de ar, a Fazer 250 tem dois bancos em níveis diferentes, com alças laterais de liga leve e lanterna em LED.

As carenagens laterais largas possuem conexão com apliques laterais prateados, enquanto o para-lama traseiro é projetado com uma haste e tendo suporte para placa, com iluminação e refletor, além dos piscas em LED.

Na traseira, a suspensão é monoamortecida com disco de freio ventilado de 220 mm com pinça de pistão único, tendo sistema ABS.

Com relação de corrente, coroa e pinhão, além de capa protetora.

O escape tem silencioso volumoso e proteção cromado, bem como cano em preto-fosco e com propulsor na mesma cor com dutos de refrigeração do óleo.

Na frente, a suspensão é do tipo telescópica com para-lama rente à roda aro 17 polegadas, com freio a disco de ventilado de 282 mm com sistema de ABS.

Seu motor monocilíndrico de quatro tempos com refrigeração a ar e radiador de óleo, com injeção eletrônica e sistema flex com 21,5 cavalos e 2,18 kgfm.

Com comando de válvulas no cabeçote e duas válvulas por cilindro, o propulsor garante excelente desempenho para a Fazer 250, que tem câmbio de seis marchas.

O preço na tabela Fipe é de R$ 21.240, um valor maior que o praticado quando 0 km.

Assim como a Twister 2021, a Fazer 250 2021 também está hipervalorizada e fora da realidade do mercado, com as motos usadas custando mais que as novas.

Twister 2021 – ficha técnica

A Twister 2021 tem boas dimensões e pesa 137 kg, tendo 2,065 m de comprimento, 0,753 m de largura e 1,072 m  de altura.

O entre eixos era de 1,386 m e boa altura do assento em relação ao solo, em torno de 0,8 m de altura.

A Twister 2021 tem boas características para uma condução aprimorada e confortável.

Com estilo atraente, a Twister é uma motocicleta que surgiu oficialmente em sua versão 250 atual em 2015, sendo sucessora da CB 300, que deu continuidade à Honda CBX 250 Twister.

Esta surgiu em 2001 e durou até 2009, quando não passou mais pela legislação do Promot, tendo visual naked com freio traseiro a tambor e partida elétrica, porém, era carburada.

Na mesma época, a Fazer 250 já utilizava injeção eletrônica, algo que depunha contra a moto da Honda.

No final da vida, a CBX 250 Twister recebeu disco de freio traseiro, mas longe de ter ABS.

Seu motor monocilíndrico de quatro tempos tinha 24 cavalos e era mais potente que os 22,6 caavlos atuais.

Já a CB 300, que teve problemas mecânicos inicialmente, seguiu a trilha com motor bem mais potente.

Seu motor de 300 cilindradas entregava 26,5 cavalos e uma boa dose de torque, mas a Honda viu que a CB 300 já precisava de uma nova geração e as vendas duraram apenas seis anos.

Com injeção eletrônica, que passou depois a ser flex, a CB 300 viu a rival Fazer 250 crescer em vendas, mesmo com cinco marchas, tendo um consumo bem melhor e ciclística apreciável.

Assim, a Honda decidiu por um fim à CB 300 para a chegada da CB 250F Twister, resgatando um nome famoso do passado.

Com visual mais moderno e motor menor, a CB 250F se ajustou ao mercado e buscou mais eficiência que desempenho, assim como maior confiabilidade.

Tendo injeção flex manteve as versões com e sem ABS, mas recebeu versão com freios combinados UBS, que se tornaram item obrigatório nas motos nacionais que, infelizmente ainda não possuem injeção eletrônica.

Recebendo leve atualização, a CB 250F Twister seguiu até os dias atuais como um produto de bom volume de vendas para a Honda.

Motor 250
Tipo
Número de cilindros 1 em linha
Cilindrada em cm3 249,5
Válvulas 4
Taxa de compressão 9,6:1
Injeção eletrônica Indireta
Potência máxima 22,4/22,6 cv a 7.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 2,24/22,8 kgfm a 6.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo 5 marchas
Tração
Tipo Corrente e pinhão
Partida
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Disco dianteiro de 276 mm e disco traseiro com 220 mm
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico
Traseira Balança convencional
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 17 polegadas na frente e liga leve aro 17 polegadas atrás
Pneus 110/70-178 na frente e 140/70-17 atrás
Dimensões
Comprimento (mm) 2.065
Largura (mm) 0.753
Altura (mm) 1.072
Entre eixos (mm) 1.386
Capacidades
Bagageiro (L) ND
Tanque de combustível (L) 16,5
Carga (Kg) ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 137
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND

Twister 2021 – fotos

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