Fusca elétrico: Great Wall confirma Punk Cat para 30 de março
A Great Wall confirmou na China que o Punk Cat e sua versão feminina Ballet Cat, serão apresentados oficialmente ao mercado local em 30 de março.
Inspiradíssimo no clássico Fusca, o modelo da ORA — que chegará ao Brasil nos próximos anos — será um equivalente da Great Wall aos produtos da linha ID da Volkswagen.
Com 4,401 m de comprimento, 1,880 m de largura, 1,630 m de altura e 2,750 m de entre-eixos, o Punk Cat — que tem faróis circulares — pesará 1.780 kg.
No entanto, diferente do besouro alemão, o chinês terá motor dianteiro de 170 cavalos e 25,5 kgfm, a mesma potência e torque de um BMW i3.
Para sua atuação no mercado local, o Punk Cat usará dois tipos de bateria, sendo a de fosfato de ferro-lítio com 47,8 kWh.
Outra a ser usada será de lítio tradicional, com 59,1 kWh e autonomia em torno de 500 km. A julgar pela célula LFP, provavelmente o alcance desta seja de 400 km.
Sabe-se que a velocidade será limitada a 155 km/h, mas os preços ainda não foram estimados.
A princípio, tudo ocorre com tranquilidade para a Great Wall na China, uma vez que a Volkswagen informou estar estudando o caso do Punk Cat para saber se entrará com uma ação judicial.
O motivo é o estilo do Punk Cat, que poderia estar violando os direitos sobre o desenho icônico feito por Ferdinand Porsche nos anos 30.
Pelo que se sabe, a Volkswagen não teria mais os direitos sobre o design original.
Ainda assim, em 2019, a filha de Erwin Komenda entrou com uma ação contra a VW para pedir indenização sobre o design do Fusca de 2014, mas não teve êxito.
A questão era que Komenda participara do desenvolvimento do Fusca, embora o design tenha sido assinado por Porsche.
Sobre o desenho original, ela não teria direito, somente sobre recriações do mesmo, o que não foi indeferido pela justiça alemã.
© Noticias Automotivas. A notícia Fusca elétrico: Great Wall confirma Punk Cat para 30 de março é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Via Notícias Automotivas https://ift.tt/8A4ZwpEdV
Comentários
Postar um comentário