Avaliação: Peugeot 3008 GT Pack é bom e caro, pode melhorar

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Em junho, o Peugeot 3008 2022 chegou ao mercado e com ele, a versão topo de linha GT Pack, que adicionou uma pitada a mais de esportividade e luxo às mudanças realizadas no estilo.

Com visual mais expressivo, o 3008 GT Pack enaltece a proposta premium com adição de um pacote ADAS+, que torna a condução mais segura e avançada.

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Mantendo a boa dirigibilidade, espaço interno generoso, porta-malas condizente e acabamento digno, especialmente na GT Pack, o Peugeot 3008 peca por não mudar mais.

Seu motor ainda é o Prince 1.6 THP de 165 cavalos e o câmbio é o mesmo de seis marchas. Na traseira, eixo de torção… Preço? É outro ponto que não agrada nada: R$ 271.690.

Por fora…

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O Peugeot 3008 GT Pack 2022 tem um visual atualizado que ficou bom. Os novos faróis full LED agora incorporam projetores de neblina e tem função curva, ampliando a segurança.

A nova grade com acabamento preto, assim como o leão, também reforça a proposta de diferenciação da GT, que tem também outra mudança do 3008, as “presas” de LED.

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Com elas, o SUV ficou próximo do Novo 208. Além disso, vem com belas rodas aro 19 polegadas, que poderiam ser escurecidas também. Colunas, teto e retrovisores são pretos.

Na traseira, as lanternas em LED possuem garras triplas num acabamento em preto brilhante. O para-choque com escapes cromados é interessante, assim como a designação 3008 no capô.

Por dentro…

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O interior do Peugeot 3008 GT Pack 2022 vem com o acabamento do padrão GT europeu, que não existia aqui, trazendo um revestimento especial de toque macio no painel e portas.

Os bancos em couro Alcantara ampliam o refinamento, assim como os massageadores dos assentos dianteiros, cujo posto do motorista também possui ajustes elétricos e duas memórias.

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Com volante hexagonal em couro, tendo logotipo GT, o 3008 topo de linha apresenta ainda pedais de alumínio. Na instrumentação do i-Cockpit 2.0, o cluster tem 12,3 polegadas e três visuais.

Contudo, não vem com o padrão cobre visto na Europa, que o deixaria único no mercado. Já a multimídia com 10 polegadas foi uma boa adição, exclusiva dessa versão.

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Tem projeção para Android Auto e CarPlay, mas somente por cabo no único USB frontal. Não dá para ouvir um pen drive e usar Waze em simultâneo, por exemplo. Há GPS nativo.

Na traseira, existem duas portas USB para carregamento de smartphone, mas na frente o carregamento é indutivo. A alavanca elétrica estilosa foi preservada.

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Além disso, existem saídas de ar condicionado no banco traseiro, enquanto a climatização continua sendo dual zone. Os bancos são aquecidos, mas para o nosso mercado eles deveriam ser mesmo ventilados.

O mesmo em relação ao apoio de braço bipartido, que oculta um porta-objetos refrigerado, herança da geração anterior. O Peugeot 3008 GT Pack tem ainda teto solar panorâmico.

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Já o sistema de som premium Focal tem boa sonorização sem distorções. Atrás, o conforto de sempre, com espaço para as pernas e boa inclinação do assento.

No bagageiro, 520 litros com rede para cargas e assoalho móvel para ampliar o volume. A tampa tem acionamento elétrico e sensor de abertura e fechamento com uso dos pés.

Por ruas e estradas…

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Como já mencionado no início da matéria, o Peugeot 3008 vendido aqui continua com a mesma motorização com a qual desembarcou da França em 2011.

O motor Prince — fruto de parceria com a BMW — não possui alterações significativas em relação ao que apareceu aqui há uma década, mantendo os números de anos recentes.

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Tendo turbocompressor com injeção de direta de alta pressão, além de duplo comando de válvulas com variação na admissão, o 1.6 THP entra em mais um ano sem novidades.

Seus 1.598 cm³ continuam com os 165 cavalos a 6.000 rpm e 24,5 kgfm a 1.400 rpm, bom pela proposta, mas que poderia ser bem mais, se fosse o Puretech 180 europeu.

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Este último é o próprio Prince, mas atualizado. Ainda assim, oferece ainda uma boa performance e eficiência no uso, sendo bem elástico e de pronta resposta ao pedal.

Com ele, a inseparável caixa automática da Aisin com seis marchas, completam o conjunto já bem conhecido. Esta vem com trocas manuais nos paddle shifts apenas.

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Poderia ser a Aisin de oito velocidades da versão para a Europa, o que deixaria o 3008 mais solto e eficiente em consumo. Nesse caso, conta pelo menos com Start&Stop.

Já a alavanca elétrica tem ainda botão de modo Manual, ainda que se possa interferir no volante. O 3008 tem também os modos Eco e Sport, não mudando nada nesse aspecto.

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O modo Eco atenua um pouco o desempenho, mas nada que comprometa o conforto ao dirigir. Ele, por sua proposta, já roda com giro baixo na cidade, ajudando no consumo.

Com trocas aos 2.000 rpm, o SUV é suave no funcionamento diário. Entretanto, se houver necessidade, pode-se elevar bem o giro para se alcançar respostas mais imediatas.

Subindo além de 6.000 rpm, o Peugeot 3008 tem uma boa resposta ao volante, garantindo um desempenho animador. No modo Sport, a rotação fica em média 1.000 rpm mais alta.

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O motor fica bem mais cheio nas reduções para garantir rápida retomada de velocidade. De 0 a 100 km/h, o 3008 não se destaca tanto, com 8,9 segundos e final de 206 km/h.

Rodando na estrada, o SUV médio da Peugeot fica nos 2.000 rpm, o esperado para sua proposta mecânica.

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No consumo urbano, 9,5 km/l não foi ruim, chegando a 13,7 km/l na estrada. Já no dia a dia, o 3008 é um SUV que parece um hatch médio, tamanha sua agilidade.

Estável, tem direção elétrica bem responsiva, freios adequados e suspensão com um compromisso de conforto ótimo, mesmo que tenha aro 19 polegadas nas rodas.

Ela absorve muito bem as irregularidades e o acabamento interno é íntegro, anos-luz de distância dos modelos da Peugeot feitos no Mercosul.

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Assim, mesmo em pisos não pavimentados, esburacados ou de bloquetes/paralelepípedos, o rodar é agradável e a acústica interna ótima. Nas curvas, ele se mantém bem neutro.

Tal como os modelos anteriores desta geração, o Peugeot 3008 continua a agradar muito com dinâmica de condução atraente, mesmo que pudesse ser ampliada com suspensão multi-link.

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Construído na plataforma EMP2, o 3008 é bem rígido e incorpora tecnologias de assistência para tornar o cotidiano a bordo muito melhor. O pacote tem muita coisa, como faróis HID.

A função neblina centrou nos faróis, assim como há luz de neblina traseira. O controle de cruzeiro adaptativo é fácil de operar e move o carro em paradas de menos de 3 segundos.

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Com alerta de faixa, o 3008 corrige o carro na faixa, mas ainda não identifica ambas para mantê-lo na posição correta, entre as faixas. No entanto, reduz a velocidade em curva.

No ponto cego, não só alerta, mas corrige e reduz se houve um carro ao lado. Já o identificador de placas é bem prático, pois, com um toque, a velocidade é reduzida para a indicada na placa.

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Acreditamos que o próximo passo será a redução automática de velocidade, mas numa condução bem autônoma, no futuro. Agora, é possível evitar muitos problemas com o ADAS+.

Na câmera de 180 graus, há também alerta de tráfego traseiro, assim como câmera frontal para ter 360 graus de visualização. Tudo isso com cinco estilos de massagem nos bancos.

Por você…

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O Peugeot 3008 GT Pack 2022, assim como o modelo anterior da mesma geração, é um produto apreciável por seu conjunto. Trata-se de um carro bem-acabado e espaçoso.

Seu estilo é atraente, mas o interior tem acabamento que ganha os olhares de qualquer um, ainda mais com Alcantara e o novo revestimento das guarnições.

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A iluminação em LED no interior também deixa o ambiente mais agradável, assim como o cluster com mostradores estilosos e um cockpit com volante pequeno e de boa pegada.

Elogiado por quem tem, o Peugeot 3008 também recebe o nosso elogio pelo que é, um carro ótimo. Contudo, o preço é muito ruim. Por isso, deveria ter 180 cavalos e 8 marchas, no mínimo.

Pelos R$ 271.690, por exemplo, você pode comprar um Volvo XC40 Inscription Expression PHEV, com mais luxo, economia e desempenho, custando R$ 269.950. Isso pesa na balança…

Medidas e números…

Ficha Técnica do Peugeot 3008 GT Pack 1.6 THP 2022

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, turbo

Cilindrada – 1.598 cm³

Potência – 165 cv a 6.000 rpm (gasolina)

Torque – 24,5 kgfm a 1.400 rpm (gasolina)

Transmissão – Automática de 6 marchas com mudanças manuais no volante

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 8,9 segundos

Velocidade máxima – 206 km/h

Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm

Consumo urbano – 9,5 km/litro

Consumo rodoviário – 13,7 km/litro

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 19 com pneus 235/50 R19

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.447 mm

Largura – 1.841 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.625 mm

Entre eixos – 2.675 mm

Peso em ordem de marcha – 1.248 kg

Tanque – 53 litros

Porta-malas – 520 litros

Preço: R$ 271.690 (versão avaliada)

Peugeot 3008 GT Pack 2022 – Galeria de fotos

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