Liux Animal é proposta elétrica ousada na Espanha

A Espanha tem uma nova startup de carros elétricos, a Liux, que apresenta seu primeiro carro, o Animal, um crossover feito com fibras vegetais e que chegará em 2024.

Com sede em Alicante, a Liux tem capital espanhol e usa uma plataforma de alumínio como única parte da estrutura do carro feita em metal.

Tanto a carroceria como o interior do Animal, são feitas com peças fabricadas a partir de fibras vegetais, sendo estas confeccionadas em impressão 3D.

Segundo a Liux, o tempo de desenvolvimento e produção é reduzido com o uso de fibras vegetais impressas em 3D, permitindo ainda que 90% do carro seja reciclável.

A ser oferecido nas versões Habitat e Wild, o Liux Animal tem potências diferentes, com 190 cavalos no primeiro e 240 cavalos no segundo.

Com aceleração de 0 a 100 km/h em torno de 5 segundos, o Animal tem final de 180 km/h na Habitat e 200 km/h na Wild, sendo os motores elétricos produzidos pela BorgWarner.

Já as baterias de lítio foram desenvolvidas a partir de módulos removíveis, totalizando quatro pacotes com 23 kWh cada um, permitindo assim que rapidamente se altere a autonomia, que varia de 300 km a 600 km, ou seja, de 46 kWh a 92 kWh.

O conjunto completo da bateria pesa 400 kg ou 100 kg por pacote de energia, que funciona num sistema elétrico de 800 volts, permitindo ao Liux Animal ter recarga ultrarrápida em estações mais potentes.

Um projeto interessante da Liux para o Animal é o da microfábrica, com capacidade inicial de 4.000 a 5.000 carros por ano.

A empresa fala em produzir 50.000 carros em 2026, ampliando consideravelmente sua produção.

A marca credenciou uma rede de autosserviço para o pós-venda e cogita vender o Animal com preços a partir de € 35.000.

Por ora, não se sabe se a Liux tem pretensões na América do Sul e, como a conterrânea Lupa, que planeja abrir uma fábrica no Uruguai.

 

Via Notícias Automotivas https://ift.tt/JAWqL9Z

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem Copa, Brasil ganha Hyundai HB20 Edição Especial

Infração 7579: Valor, Recurso e Penalidades

Multa de Trânsito Com Fator Multiplicador: Conheça as Multas e Suas Consequências