Sem chips: Honda suspende produção de HR-V e City

Embora alguns fabricantes tenham conseguido ajustar a produção de veículos à demanda de chips – e não mais de mercado – ainda existem situações onde as remessas não chegam aos fabricantes.

Nesse caso, não há o que fazer além de suspender a produção e é isso que acontece na planta da Honda em Itirapina, no interior de São Paulo.

Sem semicondutores, a Honda ficará parada por 21 dias e isso interromperá a produção dos modelos City, City hatch, HR-W e WR-V, este último feito apenas para exportação.

A planta da Honda ficará por dois períodos em paralisação, sendo o primeiro com 9 dias entre 15 e 23 de setembro, o que já passou, e de 3 a 14 de outubro, período de 12 dias.

Na fábrica, 2,2 mil funcionários trabalham em todas as áreas, mas cerca de 1 mil são envolvidos diretamente na fabricação de veículos.

Para esse quadro, a Honda colocará os períodos não trabalhados em bancos de horas.

Segundo nota da Honda, “a crise de semicondutores, que vem afetando a indústria de maneira global, segue impactando as operações da Honda no Brasil”.

A Honda também “está administrando a situação junto a seus parceiros de negócios e segue comprometida em minimizar os impactos aos clientes e à sua cadeia de valor”.

A fábrica é irmã da planta de Sumaré, também no interior paulista, que atualmente produz motores e peças para seus modelos nacionais.

Por ora, nenhuma outra montadora está paralisada, apenas alguns ritmos mais lentos de produção e também com corte de turnos, como no caso da Toyota.

Na Volkswagen, em Taubaté, parte do quadro funcional está em layoff por falta de semicondutores, chegando a 800 pessoas, que tiveram seus contratos suspensos e não mais renovados após o parada do turno.

A Honda permaneceu durante duas décadas apenas com a fábrica de Sumaré, mas ambicionou dobrar a produção num momento em que o mercado estava em alta, porém quando chegou a época de inaugurar, o cenário era de crise e planta permaneceu fechada por um bom tempo.

[Fonte: Auto Data]

 

Via Notícias Automotivas https://ift.tt/tTCr6Df

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem Copa, Brasil ganha Hyundai HB20 Edição Especial

Infração 7579: Valor, Recurso e Penalidades

Multa de Trânsito Com Fator Multiplicador: Conheça as Multas e Suas Consequências