Nova Chevrolet Montana: conhecemos a picape da GM

A Nova Chevrolet Montana chegará oficialmente em 2023 como uma proposta diferenciada da General Motors em relação ao antigo produto, voltado essencialmente ao trabalho.

A missão também difere da primeira Montana, que tinha apelo mais esportivo antes do polêmico downgrade de geração, focando agora no conforto dos passageiros e na versatilidade de uma caçamba.

Desenvolvida pela GM South America, a Nova Chevrolet Montana chegará sobre a plataforma VSS-F, a mesma dos modelos Onix, Onix Plus e Tracker, mas será um produto bem diferente.

Com cabine dupla, a picape é classificada pela GM como compacta-média e se posicionará abaixo da S10, buscando clientes que querem um diferencial, uma picape urbanizada.

Nesse caso, um veículo prático no dia a dia, que possa ir ao shopping e no fim de semana alcance sítios, fazendas e locais no campo ou praia, onde o caminho de terra se torna mais desafiador para um hatch, sedã ou minivan, por exemplo.

Sem muitos dados a passar, a GM convidou a imprensa especializada para conhecer a Nova Chevrolet Montana no Campo de Provas de Cruz Alta, localizado numa fazenda em Indaiatuba, região metropolitana de Campinas.

A GM não permitiu embargo e as informações foram embargadas até esta data, revelando há alguns minutos um teaser mostrado aos convidados na ocasião, mas impedidos de registrar.

Esse teaser é o design final da Nova Chevrolet Montana, onde se pode ver um dos faróis compactos da picape, que terá luzes diurnas em LED separadas, assim como uma grade com formas mais suaves do que se imaginava.

O conjunto ótico é composto por farol e repetidores de direção com lâmpadas comuns neste último e terá faróis de neblina mais abaixo.

Na imagem é possível ver ainda os novos retrovisores, sendo realmente largos, assim como as portas com maçanetas pronunciadas e a caçamba.

Nova Chevrolet Montana – impressões iniciais

Estivemos num dos quatro laboratórios da GM onde a picape foi mostrada à imprensa e este era o de crash test, onde já presenciamos ali um teste de impacto real com um Chevrolet Cruze há alguns anos.

A Nova Chevrolet Montana estava sob camuflagem e pudemos observar que seu porte fica entre a Renault Oroch e a Fiat Toro, ou seja, entre 4,71 m e 4,91 m.

Estimamos algo em torno de 4,80 m ou pouco mais que isso, com entre-eixos bem acima do Tracker, sendo este de 2,57 m. Podemos estar diante de uns 2,80 m, pelo menos.

Com algo em torno de 1,70 m de altura, a Nova Chevrolet Montana tem bom porte, sendo um pouco mais larga que o Tracker e com caçamba realmente alta, parecendo até um pouco mais alta que a da Toro.

A altura interna não foi possível verificar, mas a tampa da caçamba é um bom indicativo de seu volume, que estimamos perto de 900 litros, sendo essa menor que a da Toro.

Nos detalhes que observamos, notamos as bordas largas da caçamba, com a capota marítima não as envolvendo, tanto nas laterais quanto na tampa.

Com enxertos laterais, que pudemos comprovar, a Nova Chevrolet Montana não terá elementos laterais que possam ser compartimentados por fora, mas a GM pode usar os espaços internos para isso.

Ainda na traseira, a Nova Chevrolet Montana chama atenção para os freios a tambor de grandes dimensões, indicando uma boa capacidade de carga, por volta de 700 kg.

Falando na suspensão traseira, ela difere da barra de torção em “V” dos Onix e Tracker, sendo também um eixo de torção com braços arrastados, separando molas e amortecedores.

Observando a carroceria, as maçanetas ressaltadas chamam atenção, assim como a largura dos retrovisores.

As portas são de bom tamanho, especialmente as traseiras, sem impedimentos de caixa de rodas para o acesso ao habitáculo.

Já as colunas C possuem extensão sobre a caçamba para parecerem maiores e indicam que o banco traseiro ficará mais exposto nos encostos ao abrir a porta.

Na frente, o capô é curto e as colunas A avançam bem sobre o eixo, mas a frente é afilada e as luzes diurnas são o destaque. As rodas são de liga leve aro 17 polegadas com pneus 215/55 R17.

Dentro, o que sabemos exatamente é que a Nova Chevrolet Montana terá um cluster digital com multimídia em conjunto similar ou parecido com o do Tracker RS, recentemente visto na China.

O que apostamos é que o banco traseiro terá compartimentos sob o assento, já que a GM enaltece muito a versatilidade do interior, onde mais porta-trecos existirão em relação ao Tracker, por exemplo.

Como se trata de uma picape, espaço protegido é essencial quando sabemos que nenhuma caçamba é totalmente hermética.

Já na mecânica, com motor turbo, a GM apenas disse que ela terá a melhor aceleração da categoria em câmbio manual e foco na economia em transmissão automática, ou seja, caixas de seis marchas curtas e longas, respectivamente.

A mecânica ainda é segredo da GM, mas a julgar pelo porte da Nova Chevrolet Montana, será necessário no mínimo o 1.2 Turbo de até 133 cavalos e 21,4 kgfm, deixando as coisas em casa.

O ideal mesmo seria um 1.5 Turbo de pelo menos 180 cavalos no etanol e torque acima de 25 kgfm, mas como não andamos no carro ainda e a GM não revelou o peso dela, aguardemos.

Pelo que pudemos observar, a Nova Chevrolet Montana será um produto que realmente trará um grande impacto no mercado de picapes e com volume expressivo de vendas.

Chevrolet Montana 2023 – Galeria de fotos

Via Notícias Automotivas https://ift.tt/vtVpkPT

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