Irã: marca local aposta em SUVs e um deles é o Kwid

O Irã, sob embargo do Ocidente devido ao programa nuclear local, está vendo o crescimento das vendas de utilitários esportivos e a Iran Khodro, principal marca nacional, aposta em dois modelos para atuar nesse segmento.

Um deles tem design interessante até, enquanto o outro não passa do Renault Kwid que conhecemos, porém, com algumas mudanças no visual.

No primeiro caso, o modelo da Iran Khodro é chamado Ray e deriva do hatch compacto Rira, apresentado há alguns meses.

Ambos são feitos sobre a plataforma IKP1, uma versão modificada localmente da plataforma PF1 da ex-PSA.

O IKCO Ray foi mostrado como um mockup da proposta, que deverá ser materializada em breve no país do Oriente Médio.

O Ray será equipado com motor PSA TU5, o mesmo que hoje ainda é usado no Brasil, tendo 1.6 litro e 113 cavalos e 15,5 kgfm.

Interessante notar que os números são semelhantes aos apresentados pelo EC5M usado pela Stellantis.

No Rira, por exemplo, o motor é o TC7, uma variante turbinada do TU5 1.6 litro e que entrega 149 cavalos e 21,8 kgfm.

O Ray terá transmissão manual de seis marchas, enquanto o hatch Rira é automático com seis velocidades, o contrário do que o mercado brasileiro aceitaria, por exemplo.

Conhecido como projeto K125, o IKCO Ray será a oportunidade para a marca iraniana avançar em vendas no país.

Já o projeto IKCO K112 foi desenvolvido em parceria com a rival e conterrânea Saipa, gerando um pequeno crossover, que nada mais é do que o Renault Kwid.

Com frente estilizada no padrão da Saipa, o K112 tem visual fluido na frente e ostenta uma tampa traseira avolumada.

Assim como os faróis, as lanternas traseiras possuem desenho diferenciado e dão identidade ao produto persa.

Tendo 3,80 m, o IKCO K112 terá motor com 75 cavalos, que provavelmente é um 1.0 D4D da Renault ou equivalente localizado.

IKCO Ray, Rira e K112 – Galeria de fotos

Via Notícias Automotivas https://ift.tt/pHtlL5O

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