Os carros americanos mais legais que gostaríamos de ter no BR
Sabe aquela frase “a grama do vizinho é sempre mais verde”? Isso se aplica muito bem quando invejamos outros mercados automotivos, que oferecem um leque de opções bem maior do que temos por aqui.
Os Estados Unidos seguem como um dos maiores mercados no mundo, o que faz com que sua oferta atual seja maior do que praticamente qualquer outro país. Pensando nisso, quais carros americanos nós gostaríamos de ter no Brasil?
É claro que essa pergunta passa por diversos fatores, já que cada um prefere um segmento. Além disso, existem aqueles que torcem o nariz para os exageros vistos por lá, como o tamanho dos veículos ou os enormes motores usados.
Deixando tudo isso de lado, temos que admitir que seria muito interessante ter alguns modelos que, convenhamos, jamais estarão por aqui. Mesmo assim, conseguimos reunir alguns que podem ser lançados no Brasil, ou até que já tem essa estreia confirmada.
Confira nossa lista com 10 modelos que gostaríamos de ver em nosso mercado e conte pra gente nos comentários se esquecemos de alguma boa opção!
Chevrolet Blazer
O nome Blazer tem uma longa história no Brasil, mas o modelo renovado disponível no mercado norte-americano é totalmente diferente do que tínhamos por aqui.
Além do visual, talvez um dos maiores acertos da marca nos últimos anos, o SUV também se destaca pelo nível de equipamentos. Todas as versões vem com ar-condicionado dual zone, multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, sete airbags e espelhos aquecidos.
Passando para as configurações mais caras, o modelo ainda conta com piloto automático adaptativo, aquecimento nos bancos e volante, teto solar panorâmico e diversos itens de segurança, como alerta de colisão, frenagem de emergência e alerta de saída de faixa.
Na motorização, a Chevrolet oferece as opções 2.0 turbo de 230 cv e 35,6 kgfm e 3.6 V6 de 309 cv e 37,2 kgfm, sempre com transmissão automática de nove marchas. O SUV ainda pode ter tração integral.
Por ser um utilitário médio, os preços são bem adequados aos padrões nos Estados Unidos. O Blazer tem as versões 2LT, 3LT, RS e Premier, com valores entre US$ 34.595 e US$ 45.695, o que seria o equivalente a R$ 195.500 e R$ 256.950.
Jeep Grand Cherokee
Depois de se concentrar no lançamento do novo Grand Cherokee L, modelo de sete lugares que será vendido por aqui, a Jeep voltou suas atenções para o Grand Cherokee, que conta apenas com duas fileiras de bancos e é quase 29 cm menor.
Mesmo assim, estamos falando de um SUV luxuoso e com as mesmas mudanças visuais do irmão maior. A quinta geração do utilitário chegou ao mercado norte-americano com as versões Laredo, Altitude, Limited, Overland, Summit, Trailhawk e Summit Reserve, sendo que as duas últimas aparecem apenas com tração 4×4.
Essa extensa gama oferece opções específicas para cada público. A Trailhawk tem suspensão pneumática para os amantes de off-road, enquanto a topo de linha Summit Reserve foca no luxo com couro especial.
Entre os equipamentos, o modelo oferece painel digital e multimídia com 10,1 polegadas cada, sistema de entretenimento traseiro, piloto automático adaptativo, monitor de ponto cego, alerta de colisão, câmera de visão noturna, entre outros.
Mas a principal novidade do Grand Cherokee é sua versão híbrida 4xe, que tem o motor 2.0 turbo ligado ao propulsor elétrico, entregando 375 cv e 64,9 kgfm de torque. Nesse caso, a autonomia elétrica é de 40 km.
Além dessa opção, o modelo ainda conta com os tradicionais propulsores 3.6 V6 Pentastar de 299 cv e 35,9 kgfm ou 5.7 V8 de 357 cv e 53,8 kgfm, este último sendo bem difícil de aparecer por aqui num SUV.
Sem querer, a Jeep acabou revelando os preços dessa novidade num erro em seu site, mostrando que ele custará entre US$ 37.390 e US$ 63.365 (ou R$ 210.250 e R$ 356.300).
Ford F-150 Raptor
Sonho antigo de quase todos os picapeiros, a F-150 Raptor finalmente pode aparecer por aqui graças à mudança de estratégia da Ford. Isso seria a melhor chance de finalmente a termos em nossas ruas.
Como todos sabem, essa é a configuração preparada da picape norte-americana, que por lá é vendida com motor 3.5 V6 biturbo de 455 cv e 70,5 kgfm de torque, com câmbio automático de 10 marchas e tração 4×4.
A F-150 Raptor atual tem sete modos de condução, diferentes ajustes para o sistema de escapamento, suspensão retrabalhada, painel digital e multimídia de 12 polegadas, além do já conhecido visual esportivo.
Nos EUA, ela é vendida a partir de US$ 64.145, ou R$ 360.700 numa conversão direta. Se achou caro, saiba que o mesmo modelo também aparece à disposição dos argentinos, mas por US$ 104.990, o que daria R$ 590.370!
Tesla Model S Plaid
É difícil falar sobre qualquer aspecto do mercado automotivo norte-americano e não citar a Tesla, especialmente depois que Elon Musk apresentou o impressionante Model S Plaid.
O modelo mais potente da marca vem com o conjunto Palladium, que conta com três motores elétricos e um total de 1.034 cv. Isso tudo faz essa versão acelerar de 0 a 96 km/h em apenas 1,99 segundo, além de atingir 322 km/h de máxima.
Mas os números não param por aí, pois o Model S Plaid tem um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,208 e pode rodar até 628 km. Com um sistema de carregamento mais rápido, ele oferece 300 km em apenas 15 minutos.
Por dentro, o topo de linha da Tesla oferece um sistema de som com 22 alto-falantes e 920 watts, o controverso volante Yoke (sem o aro superior), ar-condicionado com três zonas e multimídia de 17 polegadas.
Tudo isso, porém, não sai barato (nem para os padrões dos EUA), pois o elétrico custa US$ 129.900, o que seria quase R$ 730.500. O preço nas empresas de importação por aqui é ainda mais alto, chegando a quase R$ 1,2 milhão.
Lincoln Navigator
Atualizado recentemente nos Estados Unidos, o Lincoln Navigator continua sendo um utilitário bastante procurado por lá. Mesmo sem grandes alterações visuais, ele trouxe mais tecnologia a bordo.
Por dentro, ele conta com uma enorme multimídia de 13,2 polegadas, outra tela de 5,8 polegadas para os passageiros da segunda fileira controlarem áudio, climatização e os bancos, novas tecnologias de assistência ao motorista e suspensão adaptativa.
Debaixo do capô, ele segue com o motor EcoBoost 3.5 V6, que ficou com 444 cv e 70,5 kgfm de torque nesse modelo renovado. Antes disso, o grandalhão entregava 455 cv com o mesmo propulsor. O câmbio continua sendo automático, com 10 marchas.
Os preços do Navigator 2022 ainda não foram divulgados, mas o modelo anterior era vendido a partir de US$ 76.705 (R$ 431.300).
Chrysler 300
Você lembra do sucesso que o Chrysler 300C fez por aqui com seu visual musculoso, enormes rodas e o motorzão V8 da versão mais cara? Isso tudo ficou no passado, mas nos EUA o sedã continua sendo vendido.
Com preço inicial de US$ 31.540 (R$ 177.300), ele é oferecido nas versões Touring, Touring L, 300S V6 e 300S V8, as duas últimas apenas com tração traseira. A motorização tem os já citados Pentastar 3.6 V6 ou HEMI 5.7 V8, com câmbio automático de oito marchas.
A lista de equipamentos (de série ou opcional) inclui rodas de até 20 polegadas, multimídia de 8,4 polegadas, bancos elétricos em couro, sistema de som com 9 alto-falantes e 506 watts, entre outros.
GMC Yukon
O GMC Yukon seria o equivalente a uma picape RAM nas ruas brasileiras, pois também é enorme e chamativo. Isso sem citar seus poderosos motores V8, que em tempos atuais fariam a felicidade dos donos de postos de combustível.
O Yukon é oferecido para os norte-americanos nas versões SLE, SLT, AT4 e Denali. Debaixo do capô, o gigante tem as opções 5.3 V8 de 358 cv e 52,9 kgfm de torque, 6.2 V8 de 426 cv e 63,5 kgfm ou ainda o propulsor 3.0 turbodiesel de seis cilindros, com 281 cv e 63,5 kgfm. Todos são ligados ao câmbio automático de 10 marchas.
Além da potência, o Yukon se destaca pelo espaço interno e conforto. Com até nove lugares, ele oferece quase 4.100 litros de capacidade com os bancos rebatidos. Além disso, vem com painel digital, multimídia de 10 polegadas, duas telas de 12,6 polegadas para o entretenimento dos ocupantes traseiros, sistema de som premium, entre outros.
Os preços variam entre US$ 51.000 e US$ 68.600 sem a adição de opcionais, o que é o equivalente a R$ 286.800 e R$ 385.750.
Dodge Durango
Não é só por aqui que os SUVs tem dominado as vendas, mas parece que em outros mercados existem opções mais divertidas. E esse é o caso do Dodge Durango, especialmente em sua configuração SRT Hellcat.
Mas antes de falar dela, é preciso destacar que o utilitário conta com 8 versões diferentes, com preços que variam entre US$ 32.962 (R$ 185.400) e US$ 81.390 (R$ 457.600). Essa enorme diferença nos valores pode ser explicada pelo conteúdo de cada versão.
A opção de entrada SXT tem motor 3.6 V6 de 299 cv e 35,9 kgfm, vindo com rodas de 18 polegadas, multimídia de 8,4 polegadas, sistema de som Alpine, ar-condicionado de três zonas, nove airbags, entre outros.
As outras versões ainda tem o motor 5.7 V8 HEMI de 365 cv e 53,8 kgfm e 6.4 V8 HEMI de 482 cv e 64,9 kgfm, mas é na topo de linha SRT Hellcat que tudo fica bem interessante. A começar pelo conjunto mecânico, com seu 6.2 V8 de 720 cv e 89,1 kgfm.
O SUV mais potente do mundo leva apenas 3,5 segundos para atingir 100 km/h, com máxima de 290 km/h. Ele ainda vem com suspensão esportiva, freios Brembo, rodas de 20 polegadas e um visual bem mais chamativo.
RAM 1500 TRX
Por falar em versões preparadas e com números superlativos, que tal uma RAM 1500 TRX? Essa é a configuração mais potente que os clientes da marca nos EUA podem comprar, o que faz nossa 1500 Rebel parecer bem mansa.
Bem mais discreta visualmente que sua rival F-150 Raptor, que prepara uma versão mais potente para bater de frente com o modelo da RAM, a 1500 TRX vem com um pacote muito interessante.
Seu interior é reconhecido como um dos mais acertados no segmento, impressionando pela qualidade no acabamento e pelo tamanho da multimídia vertical, além do espaço acima do esperado na segunda fileira.
Tudo isso, porém, fica em segundo plano quando falamos de seu motor 6.2 V8 Supercharger de 712 cv e 89,9 kgfm de torque, com câmbio automático de 8 marchas. Mesmo pesando quase 2,9 toneladas, a picape chega aos 100 km/h em menos de 4 segundos.
Para ter tudo isso, é preciso desembolsar US$ 74.285, cerca de R$ 417.700. Mas aí lembramos que uma 1500 Rebel já custa R$ 429.990, então fica claro que um monstro desse sairia por muito mais aqui no Brasil.
Cadillac CT5-V Blackwing
Pouco conhecidos por aqui, os sedãs da Cadillac são lembrados por oferecer luxo, conforto e potência dignos de qualquer alemão renomado. E isso continua sendo um fato com o novo CT5-V Blackwing.
Modelo mais potente já produzido pela marca, ele usa um motor 6.2 V8 de 677 cv e impressionantes 91 kgfm de torque. Estamos falando de um sedã que compete com BMW M3 e Mercedes-AMG C63, mas ele também consegue enfrentar um M5 ou E63 S.
Os números comprovam isso, com aceleração de 0 a 96 km/h em 3,4 segundos e velocidade máxima de 322 km/h, lembrando que ele é oferecido com transmissão automática de 10 velocidades ou manual de seis marchas.
Nos EUA, ele custa a partir de US$ 83.995 (R$ 472.300), sendo mais caro que um BMW M3 Competition (US$ 76.900) ou Mercedes-AMG C63 S (US$ 76.200).
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