Novo Volvo EX90, o primeiro elétrico nativo da sueca

Sem surpresas quanto ao design, o Novo Volvo EX90 surge como um sucessor espiritual para o XC90 e abre o caminho para o fabricante nórdico alcançar a eletrificação plena em 2030.

Com produção inicialmente nos EUA e depois na China, o EX90 chega com sete lugares e proposta de eficiência energética, mas com luxo consciente e conforto.

Jim Rowan, chefe executivo da Volvo Cars, diz: “O Volvo EX90 é uma declaração de onde estamos e para onde estamos indo”.

Rowan prossegue: “É totalmente elétrico com uma autonomia de até 600 quilômetros com uma única carga, projetado para elevar ainda mais nossos padrões de segurança, o primeiro carro Volvo a ser verdadeiramente definido por seu software e parte de um ecossistema mais amplo, conectando-se à sua casa e aos seus outros dispositivos. O Volvo EX90 é o início de algo novo para a Volvo Cars em muitos aspectos”.

Com alta carga tecnológica, o Volvo EX90 tem pacote com radar laser LiDAR, radares de pulso, câmeras inteligentes e sensores ultrassônicos, tornando-o pronto para condução autônoma quando houver legislação para isso.

Tudo é controlado pelas plataformas NVIDIA DRIVE Xavier e Orin, que gerenciam sistemas de segurança, inteligência artificial, plataformas Snapdragon Cockpit da Qualcomm Technologies e software desenvolvido internamente por engenheiros da Volvo.

Limpo por fora, por dentro o EX90 tem painel com Plataformas de Cockpit do Snapdragon, com efeito 3D criado pela Epic Games, um dos maiores desenvolvedores de jogos do mundo, sendo estendido ao HUD.

A multimídia tem tela de 14,5 polegadas com Android OS, mas compatível também com Apple CarPlay, tendo ainda conexão 5G e sistema de áudio Bowers & Wilkins, com Dolby Atmos e alto-falantes integrados para um som imersivo.

O EX90 tem ainda chave digital via smartphone, além de um conjunto propulsor de dois motores com 524 cavalos e 92,5 kgfm, tendo baterias de lítio de 111 kWh, suficientes para 600 km de alcance.

Volvo EX90 2023 – Galeria de fotos

 

Via Notícias Automotivas https://ift.tt/QzFZpLb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem Copa, Brasil ganha Hyundai HB20 Edição Especial

Infração 7579: Valor, Recurso e Penalidades

Multa de Trânsito Com Fator Multiplicador: Conheça as Multas e Suas Consequências