União Europeia põe fim aos carros a combustão em 2035

A União Europeia finalmente chegou a um acordo que coloca um fim nas vendas de carros a gasolina e diesel ou mesmo híbridos, ou híbridos plug-in nos mercados do bloco.

A data já é conhecida e em 2035, apenas carros elétricos ou com emissão zero poderão ser vendidos na Europa, findando assim com uma indústria que se estabeleceu no continente ainda no fim do século XIX.

O acordo também incluiu um corte de 55% nas emissões de CO₂ para automóveis novos vendidos a partir de 2030 em relação aos níveis registrados em 2021.

Isso é muito acima da meta existente de uma redução de 37,5% até então, sendo comemorado por alguns euro-parlamentares, mas criticado por outros.

Jan Huitema, principal negociador do parlamento, disse: “É o início de uma grande transição da União Europeia”.

Frans Timmermans, chefe climático da UE, comentou: “As montadoras europeias já estão provando que estão prontas para assumir o papel, com carros elétricos cada vez mais acessíveis chegando ao mercado”.

Já Jens Gieseke, legislador e negociador do conservador Partido Popular Europeu, tem opinião oposta e alertou: “Com o acordo de hoje, um ‘efeito Havana’ está se tornando mais realista”.

Gieseke ampliou: “Depois de 2035, nossas ruas podem ficar cheias de carros antigos, porque carros novos não estão disponíveis ou não são acessíveis. O acordo de hoje fechou a porta para novos desenvolvimentos tecnológicos e colocou todos os ovos na mesma cesta. Isso é um erro.”

No entanto, a opinião do lado das montadoras não é exatamente a mesma. Oliver Zipse, presidente da ACEA, grupo de lobby das montadoras europeias e CEO da BMW, falou: “Agora estamos ansiosos para ver as condições estruturais que são essenciais para atingir essa meta refletidas nas políticas da UE”.

Zipse continuou: “Isso inclui uma abundância de energia renovável, uma rede de infraestrutura de carregamento pública e privada perfeita e acesso a matérias-primas”.

Várias marcas de carros já confirmaram que suas gamas serão inteiramente elétricas nos próximos anos, com a VW anunciando essa semana que será 100% elétrica em 2033.

[Fonte: Auto News Europe]

Via Notícias Automotivas https://ift.tt/qAW5x1L

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem Copa, Brasil ganha Hyundai HB20 Edição Especial

Infração 7579: Valor, Recurso e Penalidades

PPD – Carteira Provisória