Stellantis: Tavares quer taxa para elétricos chineses
Carlos Tavares tem se posicionado recentemente sobre diversos assuntos no cenário automotivo internacional e também sobre empresas do grupo, mas o que anda chamando atenção é sobre os chineses.
O CEO da Stellantis revelou que a empresa considera sair da produção chinesa, focando em estratégia de exportação ao gigante asiático.
Contudo, em relação ao mercado europeu, o chefe da Stellantis está preocupado com a entrada de carros chineses no continente.
A questão seria a infraestrutura necessária para atender os carros elétricos que, se chegam mais baratos, ampliam o problema na Europa.
Tavares disse ao site Top Gear: “A liberdade de mobilidade está retrocedendo porque as pessoas não podem comprar EVs. Existe o potencial para agitação social.”
O CEO português também alegou que os fabricantes chineses de carros elétricos estariam colocando seus modelos na Europa com preços abaixo do custo.
A estratégia não seria estranha, afinal, as marcas chinesas querem ganhar mercado entre os europeus e essa é a primeira vez que tais marcas conseguem de fato atender os clientes europeus, sejam em qualidade, tecnologia ou segurança.
Com carros elétricos chineses mais baratos, a pressão sobre os fabricantes europeus será maior e isso poderia levar à falência algumas montadoras do continente.
Tavares comentou: “A indústria chinesa pode estar fazendo carros com prejuízo. E então eles vão aumentar os preços depois que as montadoras europeias falirem”.
Por conta disso, Tavares defende taxa diferenciada para os carros elétricos chineses, de modo a evitar preços abaixo da realidade.
O CEO falou de sobretaxas: “as mesmas que as barreiras que existem à venda de carros europeus na China”.
Ainda que defenda a sobretaxa de carros elétricos, Carlos Tavares apontou que isso não seria em definitivo, pois, o período entre agora e 2025, é o ponto crítico para os fabricantes europeus.
Depois disso, as tarifas poderiam ser revertidas, já que os fabricantes europeus alcançarão o ponto de equilíbrio financeiro após esse período.
[Fonte: Top Gear via Jalopnik]
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