Skoda Yeti Pickup: uma Super Saveiro tcheca

No grupo Volkswagen já existiram picapes leves, mas em todo o mundo atualmente, apenas a filial brasileira tem a VW Saveiro em produção. Ainda assim, no conglomerado, não só a marca alemã pensou nisso.

Recentemente, a Skoda atualizou imagens de seu famoso modelo, o Yeti, que foi uma solução local para utilitário esportivo baseado em uma carroceria de multivan.

Entre as várias propostas, uma delas chama atenção, a Yeti Pickup, desenvolvida entre 2012 e 2013, resultando num protótipo que, se tivesse alcançado a linha de produção, seria uma equivalente tcheca da VW Saveiro brasileira.

Martin Kadlec, do Škoda Test Body Development Center, revela: “A dianteira é totalmente retirada do Yeti de produção, enquanto a plataforma traseira, incluindo o eixo e a suspensão, vem do Volkswagen Caddy Max. As partes da carroceria na parte traseira foram, obviamente, adaptadas pelos designers de acordo com esse design [do Yeti]”.

Com o Yeti medindo 4,22 m de comprimento, os engenheiros elevaram em muito o tamanho da picape, que alcança 4,876 m de comprimento, com 3,006 m de entre eixos.

Naturalmente, isso a torna muito maior que a Saveiro, que mede até 4,49 m de comprimento.

Obviamente, existe um motivo básico para isso, levando também a outra consideração muito interessante, ainda que até agora, a VW não tenha decidido por isso…

A plataforma do Yeti era a PQ35, enquanto a Saveiro é derivada da PQ24, ficando assim fácil imaginar a diferença de porte entre eles, especialmente em largura.

Sem ter ido à produção, a Skoda pode ter perdido a chance de emplacar também uma variante de cabine dupla, já que se nota que a caçamba poderia comportar uma extensão da cabine.

O próprio Yeti tinha portas traseiras em formato que atenderia à proposta e, falando ao nível de grupo, a VW teria ainda a chance de ressurgir o Caddy picape e com cabine dupla anos antes da Fiat Toro, Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz.

Hoje existe o projeto da Tarok, porém, ele permanece no limbo…

Via Notícias Automotivas https://ift.tt/uOt4UgH

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem Copa, Brasil ganha Hyundai HB20 Edição Especial

Infração 7579: Valor, Recurso e Penalidades

PPD – Carteira Provisória