Seguro de Frota de Motos

A cada ano que passa, maior é o número de pessoas comemorando o Dia do Motociclista em 27 de julho.

Isto porque, somente no primeiro semestre de 2022, o número de motocicletas licenciadas aumentou 32% se comparando com o mesmo período em 2021, atingindo a marca de 636.565 unidades em circulação, consagrando a melhor marca desde 2015, conforme declarou a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).

Estima-se que ao final de 2022 serão 1,26 milhão de motocicletas licenciadas, o que estabelece uma marca 8,9% maior que em 2021.

Caso isso se confirme, em pouco tempo, a cada quatro veículos que trafegam nas vias brasileiras, um será motocicleta.

Atualmente, 83% do mercado de motos é composto por motos de baixa cilindrada, normalmente utilizadas por entregadores de apps de entrega, como o IFood.

Somente no primeiro semestre, foram comercializadas mais de 100 mil motos dessa categoria.

Outro número que impressiona é o de pessoas habilitadas para condução de motocicletas. Estes já somam 35,2 milhões e supera a população de países como Peru, Venezuela, Angola, Austrália e Portugal.

Seguro de frotas de motos é essencial

Muitas empresas precisam de frotas de motos para exercer suas atividades e recorrem a seguros de frota para motocicletas, o que torna o processo mais barato do que aquele feito de forma individual.

Não há dúvidas que os motociclistas são um dos integrantes mais vulneráveis no trânsito, principalmente aqueles que exercem atividade remunerada, onde o uso do veículo é constante.

Desta maneira, o seguro de frota de motos se consolida como uma importante garantia contra os inúmeros riscos inerentes à condução de motocicletas nas vias brasileiras.

As maiores ameaças são os acidentes, roubos e furtos. Para se ter uma ideia, em 2021 foram 14.400 roubos de carga.

O seguro de frotas é uma proteção para os colaboradores que se sentirão valorizados pela empresa e, em caso de morte, suas famílias terão amparo.

Quais as vantagens do seguro de frota?

Este seguro se assemelha com o seguro tradicional, porém conta com vantagens que envolvem menos burocracia e custos menores em relação aos seguros feitos individualmente.

Quem é gestor de frota sabe que o seguro feito de forma abrangente oferece mais facilidade na administração de sinistros que envolvem a carga, veículos e colaboradores.

E vale lembrar que o seguro de frota pode ser feito tanto em nome de uma empresa, quanto no nome de uma pessoa física, como por exemplo, empreendedores que possuem vários veículos para entrega ou prestação de serviços.

Quais são as coberturas do seguro de frota?

Conforme as necessidades de cada empresa, as coberturas podem variar, mas em comum, podemos citar os seguintes itens:

  • Roubo;
  • Furto;
  • Incêndios;
  • Alagamentos;
  • Perdas total ou parcial;
  • Além de coberturas para danos materiais e corporais de terceiros, indenização para passageiros.

Caso haja necessidade, há outras coberturas que podem incrementar a apólice. São elas:

  • Moto reserva;
  • Coberturas para danos morais e lucros cessantes;
  • Assistência 24 horas;
  • Cobertura para vidros, faróis, lanternas e retrovisores, equipamentos e acessórios contidos nos veículos da frota, entre outros;
  • Auxílio de chaveiro;
  • Transporte domiciliar;
  • Serviço de guincho;
  • Pintura e reparos na lataria;
  • Aquisição de peças para reposição;
  • Troca de pneus;
  • Motorista substituto em caso de impossibilidade do condutor prosseguir com a viagem.

Normalmente as seguradoras que operam com seguro de frota também oferecem a possibilidade de seguros adicionais para as cargas. Então é aconselhado que se faça a cotação para levantar a melhor opção para sua empresa.

Qual a importância de um seguro de frota de motos?

Possuir frota própria implica em investimento na aquisição de veículos para atender as demandas logísticas de bens e mercadorias. Há muitas razões para as empresas e empreendedores escolherem essa opção.

A principal delas é a centralização das operações e agilização dos processos logísticos, o que traz muitas vantagens, dentre elas a economia em longo prazo e a padronização do serviço.

Mas é preciso se atentar às demais implicações que envolvem investimento inicial, custos de manutenção, encargos, seguro, ferramentas de gestão de frota, entre outros.

O seguro de frota ajuda a evitar impactos imprevistos no fluxo de caixa da empresa, prevenindo contra interrupções ou atrasos na operação, uma vez que essas empresas dependam da logística para se manterem no mercado.

Seguro de frota: conheça os dois tipos

Podemos classificar os seguros de frota em dois tipos, sendo estes: Grupos de afinidade e apólices coletivas.

O grupo de afinidade é o seguro contratado por uma empresa ou associação formada por colaboradores de uma mesma empresa.

Mesmo sendo uma única apólice, a seguradora emitirá certificados de seguro individuais, distribuindo-os a cada integrante do grupo.

A apólice coletiva é o contrato para uma única pessoa, sendo pessoa física ou jurídica, porque a frota está no seu nome.

A cobrança é feita de forma única, sem emissão de certificados individuais.

Como contratar um seguro de frota

Os critérios para realizar o seguro de uma frota diferem conforme as características de cada empreendimento.

Apesar disso, existem fatores que são comuns a todas as seguradoras. Estes fatores serão utilizados pela seguradora para analisar a elegibilidade do seguro para determinada frota.

  1. Quantidade e tipos de veículos;
  2. Tempo de uso da frota e vida útil estimada;
  3. A quilometragem prevista dos veículos;
  4. O perfil profissional dos motoristas.

Caso os veículos realizem o transporte de mercadorias fundamentais para o negócio, é relevante também considerar a aquisição de uma apólice que cubra eventuais custos em caso de perda, dano ou roubo das mercadorias.

Recorrer multas de trânsito para frotas

Além do seguro para frotas, há outros serviços que facilitam a operação do gestor logístico.

Um dos grandes problemas das frotas é o volume de infrações de trânsito que varia conforme o tamanho e frequência de uso.

A Doutor Multas oferece um serviço especializado de recurso de multas para frotistas com atendimento rápido e equipe exclusiva.

Se você tem uma frota e precisa de recursos de multa, pode entrar em contato com nossa equipe e receber um orçamento diferenciado.



source https://doutormultas.com.br/seguro-de-frota-de-motos/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem Copa, Brasil ganha Hyundai HB20 Edição Especial

Infração 7579: Valor, Recurso e Penalidades

PPD – Carteira Provisória