Scania: linha Super tem novos motores de até 560 cv
Chamada de Plataforma Super, a gama de caminhões e ônibus da Scania adiciona novos motores Euro 6, que atendem ao Proconve P8, tornando-se assim mais eficientes e limpos em relação aos anteriores.
Além de propulsores, a Scania também apresenta novos câmbios e também eixos, bem como tanque de combustível e chassi atualizados.
Seu motor diesel de seis cilindros em linha e 13 litros agora tem potências de 420, 460, 500 e 560 cavalos, entregando de 234,7 kgfm até 285,7 kgfm.
A Scania promete ainda o motor de 13 litros com 370, 450 e 500 cavalos, inclusive para aplicações específicas, como mineração e colheita de grãos.
O propulsor teve seu virabrequim reforçado, assim como recebeu também dois comandos de válvulas nos cabeçotes individuais.
Para reduzir emissão do motor de 13 litros, a Scania adotou o Arla 32 ao lado do filtro de partículas DPF, criando assim o Twin SCR, que substitui o EGR com o HGR.
De modo a reduzir os custos de operação dos caminhões e ônibus Scania, a marca sueca adotou um novo óleo lubrificante, que ampliou o período entre as trocas.
Além do motor de 13 litros, a Scania traz ao Brasil um novo “Rei da Estrada” com motor V8 de 16 litros em versões de 660 ou 770 cavalos, tendo 337 kgfm no primeiro e 377 kgfm no segundo.
Com cabines R e S, o Scania V8 pode tracionar até 74 toneladas e tem expectativa de vendas de 150 unidades ao ano.
Para atuar nos segmentos médio e pesado, a Scania atualizou os motores de 7 e 9 litros, que entregam 250 ou 280 cavalos no primeiro, assim como 280, 320 e 360 cavalos no segundo.
Já a transmissão Opticruise G25 é outra novidade da Scania para motores com até 460 cavalos e 255 kgfm.
Outra caixa, a G33, agora alcança até 560 cavalos ou 336,7 kgfm, tendo 12 ou 14 marchas, além de freio-motor de 475 cavalos e frenagem total combinada é de 1.155 cavalos.
O intervalo de troca de óleo do câmbio passou de 600 mil km para 800 mil km. Por fim, o chassi flexível Mach entra na linha, assim como tanque com redução de perda de combustível de 5%.
Via Notícias Automotivas https://ift.tt/vedcqQb
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