Escola Pública de Trânsito – Eptran

A Escola Pública de Trânsito é encontrada em diversos estados, sendo o governo de cada um responsável por implementar, com base no Artigo 74 do Código Brasileiro de Trânsito.

A EPTran integra o Departamento Estadual de Trânsito e está vinculada à Diretoria para o Trânsito e Fiscalização.

Qual a finalidade da Eptran?

A finalidade das Escolas Públicas de Trânsito é desenvolver e promover atividades que eduquem e promovam a conscientização do cidadão sobre comportamentos adequados frente as mais diversas situações de trânsito, que os motoristas enfrentam diariamente.

Tem o intuito de valorizar o espaço público, preservando a vida acima de tudo e contribuindo para ampliar a segurança no trânsito educando os motoristas.

A Escola Pública de Trânsito oferece cursos de capacitação, aperfeiçoamento para servidores do DETRAN (Departamento de Trânsito), além de oferecer cursos especializados e de capacitação como prevê a legislação brasileira de trânsito em vigor. A escola pública de trânsito também é responsável por promover eventos de educação e segurança no trânsito para todos em geral.

Atividades da Eptran

Por exemplo, em 2015 o governo Curitiba inaugurou a EPTran com espaço para atividades educativas e recreativas, um laboratório de informática e um circuito educativo intermodal com minicarros, que simulam as mais variadas situações de trânsito vividas no dia a dia.

Escolas municipais, estaduais e particulares podem solicitar agendamento para visitas para orientação e conscientização nas escolas. Muito além disso, a escola é responsável por organizar eventos dentro e fora da sede para orientar condutores dos mais diversos modais, como motoristas de ônibus, bicicletas, motociclistas e taxistas. A EPTran conta com vários monitores para operações em escolas, igrejas e eventos.

Para os profissionais que buscam ingressar na carreira de trabalho vinculada ao Detran, alguns cursos oferecidos para capacitação através da EPTran, como: Fiscalização de Credenciados, Formação para Instrutor de Trânsito, Atualização para Examinador de Trânsito, Formação Gerencial, Atualização da Legislação de Trânsito, Programa T. E. L. C., Gestão de Segurança Viária, Midiateca, Curso de Libras, Curso de Monitores para Operação Eventos e Operação Escola.

O Governo do Estado de São Paulo, descreve a Escola Pública de Trânsito como a marca da chegada de uma nova cultura e universo de um órgão executivo de trânsito. E complementa acrescentando que o objetivo da escola se propõe a pensar, analisar, debater e construir referenciais para o tratamento das questões que impactam a segurança viária e a mobilidade urbana, além de enfatizar sua relação com a cidadania.

Os cursos em andamento e com inscrições abertas podem ser acessados pelo site da escola pública de trânsito de cada estado, além da oferta de cursos e programas que variam de um estado para outro.

Dessa forma a EPTran educa todo cidadão brasileiro, crianças, adolescentes e adultos, capacitando profissionais e motoristas para atuarem com responsabilidade e cuidado no trânsito e no órgão fiscalizador. Os projetos educacionais para crianças e adolescentes orientam e conscientizam crianças e adolescentes sobre a importância das leis de trânsito e como garantir a segurança de terceiros através de dinâmicas e ações. O foco da abordagem dos agentes municipais de trânsito é abordar comportamentos seguros no trânsito para preservar vidas e patrimônios.

O agendamento deste serviço voltado pra crianças e adolescentes com monitores capacitados para atuarem em eventos, escolas ou igrejas deve ser realizado através do site de cada EPTran do estado ou por contato telefônico ou presencial nas unidades.

Anualmente são oferecidos cursos de atualização e aperfeiçoamento, além dos cursos de formações para Examinadores de Trânsito, Diretores Gerais de CFC, Diretores de Ensino de CFC e Instrutores de trânsito. Por tanto todas as funções relacionadas ao Detran são contempladas pela educação através das escolas públicas de trânsito de cada estado.

Para maiores informações acesse o site da EPTran da sua região.



source https://doutormultas.com.br/escola-publica-de-transito-eptran/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem Copa, Brasil ganha Hyundai HB20 Edição Especial

Infração 7579: Valor, Recurso e Penalidades

Multa de Trânsito Com Fator Multiplicador: Conheça as Multas e Suas Consequências