Palio Fire 2015: detalhes, preço, consumo, motor

O Palio Fire 2015 era a versão de entrada do hatch compacto da Fiat e tinha um papel importante para fazer volume para o modelo, de forma a disputar a liderança e também fazer a marca alcançar o topo.

Como se sabe, a Fiat briga pela liderança e isso a leva ter um portfólio mesclado com carros baratos para fazer números em vendas, mesmo que seus lucros sejam reduzidos por vender carros de baixa rentabilidade.

Da geração anterior do Fiat Palio, a versão Fire era mais barata que as demais versões e como já vinha de quase 20 anos de lançamento, a plataforma era mais que provada no mercado nacional.

Com suspensão robusta, o Palio Fire 2015 tinha ainda motor Fire Evo 1.0 resistente e confiável, tendo ainda pacote de equipamentos básico e opção de carrocerias de duas ou quatro portas.

No mercado, o Palio Fire tinha grande apelo e mesmo hoje, no mercado de usados, ainda é um carro bem valorizado com preços entre R$ 29 mil e R$ 33 mil.

Palio Fire 2015 – detalhes

O Palio Fire 2015 foi vendido com a segunda geração do Fiat Palio, sendo um irmão do Fiat Siena Fire, tendo visual bem simples com frente tendo faróis duplos com lente bem transparentes, dotada de repetidores de direção e lanternas.

A grade remodelada com molduras envolventes na frente, tinha o logotipo da Fiat com emblema vermelho, enquanto o para-choque envolvente tinha molduras pretas com espaço para faróis de neblina, assim como grade afilada na parte superior.

Nas laterais, retrovisores e maçanetas eram pretas, assim como as molduras dos vidros, que eram verdes, tendo o Palio Fire para-brisa degradê e vidro traseiro térmico.

As rodas eram de aço com aro 13 polegadas e calotas integrais, tendo ainda pneus 165/70 R13, estreitos e apropriados para a proposta do carro, mais urbana e frugal em consumo.

As lanternas eram compactas e verticais, enquanto a tampa tinha vigia ampla, com a parte inferior da peça com suporte de placa e fechadura.

O para-choque era envolvente e na cor do carro, com moldura inferior com vincos pronunciados em preto, além de refletores.

O interior tinha painel com acabamento preto e cinza, tendo cluster analógico personalizado para a versão, tendo fundo imitando fibra de carbono, com velocímetro analógico e display digital com nível de combustível e temperatura da água, além de indicador externo luminoso de eficiência energética.

Já o volante não tinha ajuste da coluna de direção, mas dispunha de assistência hidráulica, enquanto o painel tinha na parte central, acabamento em cinza metalizado e com rádio simples, com ar condicionado logo abaixo.

Os difusores de ar eram circulares e de fechamento simples, tendo o Palio Fire 2015 airbag no volante e também no lado do passageiro, acima do porta-luvas.

Já a alavanca de câmbio era pequena e tinha pomo redondo com cor cinza brilhante, enquanto os pedais eram comuns, tendo ainda porta-copos e fonte de 12V.

Os bancos eram em tecido com malharia diferenciada e tonalidade preta, além de portas sem acabamento com vidros elétricos na dianteira, além de travamento central elétrico.

Atrás, os vidros eram manuais e o banco tinha encosto inteiriço, com dois apoios de cabeça e cintos de 3 pontos apenas nas laterais.

O bagageiro tinha 290 litros, não tendo iluminação, mas com tampa de destravamento elétrico.

Palio Fire 2015 – versões

  • Fiat Palio Fire 1.0 2 portas
  • Fiat Palio Fire 1.0 4 portas

Palio Fire 2015 – equipamentos

Fiat Palio Fire 1.0 2 portas – Motor 1.0, câmbio manual de cinco marchas, ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos na dianteira, travamento elétrico das quatro portas e bagageiro, retrovisores externos com controle interno e retrovisor interno dia e noite.

Para-choques na cor da carroceria, faróis duplos, rodas de aço aro 13 polegadas, calotas integrais, pneus 165/70 R13, vidros verdes, vidro térmico traseiro, para-brisa degradê, cobertura do porta-malas, sistema de som com dois alto-falantes e rádio AM-FM.

Bancos em tecido, para-sois com espelho no direito, cintos de 3 pontos nas laterais, rodas de liga leve aro 14 polegadas, airbag duplo, freios com ABS, cinto traseiro central de 2 pontos, entre outros.

Fiat Palio Fire 1.0 4 portas – Itens acima, mais portas traseiras com vidros manuais.

Palio Fire 2015 – preços

Palio Fire 2015 tabela Fipe

  • Fiat Palio Fire 1.0 2 portas – R$ 28.921
  • Fiat Palio Fire 1.0 4 portas – R$ 32.512

Palio Fire 2015 – motor

O Palio Fire 2015 é equipado com motor Fire Evo, uma versão atualizada do propulsor de quatro cilindros, com bloco em ferro fundido e cabeçote de alumínio com duas válvulas por cilindro.

Com comando único acionado por correia dentada, o propulsor Fire é um motor amplamente usado pela Fiat e Lancia, além de também estar presente na Peugeot no Brasil.

O Fire da abreviação de Fully Integrad Robotized Engine, um motor que surgiu na Fiat em 1985 para substituir motores pequenos anteriores, de origem nos anos 60.

Compacto, o motor era pequeno o suficiente para caber no Fiat Panda, por exemplo, assim como no Fiat Uno italiano e outros carros pequenos da marca europeia.

Ele começou como um motor de apenas 0.8 litro, mesmo com quatro cilindros, tendo ainda versões de 0.9, 1.1 e 1.3 litro, sendo lançados posteriormente as versões 1.2 e 1.4 litro.

O Fire tinha tanto cabeçote de 8V quanto de 16V, chegando mesmo a ser turbinado para as versões T-Jet de carros Fiat e Abarth.

Em 2000, a Fiat trouxe o Fire para o Brasil e com ele a versão 1.0 litro, deixando assim o antigo Fiasa nacional e ajudando a reduzir a importação do Torque argentino.

Como 1.0, ele substituiu o Fiasa 1.0 e veio na companhia do 1.25 litro, com 16V, chegando a ter o 1.0 16V, além do 1.3 8V e, por fim, o 1.4 8V, que também teve versão 16V.

Para termos uma ideia, o Palio chegou a ter 9 motores diferentes em sua vida, com mais apenas dois sendo de origem GM e o restante da família Fire.

O Fire também era o motor que deveria equipar o Chevrolet Celta em seu lançamento, mas a GM recusou em seu acordo com a Fiat, que exigiu seus motores 1.8 litro.

Tendo 999 cm³, o Fire Evo 1.0 do Palio Fire 2015 tinha 73 cavalos na gasolina e 75 cavalos no etanol, ambos a 6.250 rpm, enquanto os torques eram de 9,5 kgfm no derivado de petróleo e 9,9 kgfm no combustível vegetal, obtidos a 4.500 rpm.

O câmbio era o C513 com cinco marchas e embreagem de acionamento hidráulico, tendo assim uma transmissão robusta e confiável.

Palio Fire 2015 – desempenho e consumo

  • Fiat Palio Fire 1.0 – 13,4 segundos e 157 km/h
  • Fiat Palio Fire 1.0 – 8,8/10,3 km/l e 12,3/15,0 km/l

Palio Fire 2015 – fotos

Via Notícias Automotivas https://ift.tt/JZskNcU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem Copa, Brasil ganha Hyundai HB20 Edição Especial

Infração 7579: Valor, Recurso e Penalidades

Multa de Trânsito Com Fator Multiplicador: Conheça as Multas e Suas Consequências