Na China tem até carro que levita (vídeo)

Você já viu um VW Lamando 5XL, que tem quase 3,00 m de largura e pode levar até 10 pessoas, mas a China revela muitas outras curiosidades e uma delas é o carro que levita.

Assim como o chamado Maglev, o trem-bala que se desloca e flutua em grandes velocidades através de uma linha magnética, algo que os chineses viram recentemente entre Pequim e Xangai, um projeto automotivo visa o mesmo para estradas.

Na Universidade de Jiaotong, um projeto visa converter automóveis em veículos levitantes, utilizando a mesma tecnologia do trem.

Ao total, são oito carros envolvidos no projeto e cinco deles são elétricos, mas todos de baixo custo e devidamente modificados com uma base cheia de equipamentos.

Instalados sob o assoalho, os dispositivos de levitação magnética não impedem que o carro se desloque pelo asfalto, mas ao se passar por uma via pavimentada com placas magnéticas, os carros começam a flutuar.

Pelo que se pode ver no vídeo abaixo, os carros ainda sofrem a instabilidade durante o deslocamento sobre as placas, sendo nítida a variação de altura durante a passagem do carro.

No Maglev, ele corre dentro de trilhos guiados, que o impedem de ter variação no deslocamento, mas na estrada, a ideia é que as placas fiquem nas faixas de rolamento.

Em determinados momentos, as rodas chegam a tocar no chão, mas como o projeto ainda está no início, muita energia passará ainda entre o piso modificado e os carros preparados logo acima.

O projeto contempla vias magnéticas que permitirão o deslocamento de carros com pesos de até 2,8 toneladas, flutuando 35 mm acima das placas, deixando assim as rodas fora do chão.

Para as estradas, carros magnéticos a flutuar sobre uma via ainda são coisa de ficção científica, mas as tecnologias avançam rapidamente e, dependendo do apoio dos governos, muito pode acabar saindo o papel.

Via Notícias Automotivas https://ift.tt/SR8LZ36

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem Copa, Brasil ganha Hyundai HB20 Edição Especial

Infração 7579: Valor, Recurso e Penalidades

Multa de Trânsito Com Fator Multiplicador: Conheça as Multas e Suas Consequências