Gol 2020: detalhes, motor, preços, consumo, etc

O Gol 2020 foi o penúltimo ano/modelo do hatch compacto da VW ainda com motorização 1.6 litro, visto que o Proconve L7 deu cabo do motor 1.6 em alguns modelos da VW, sendo usado hoje em realidade apenas na VW Saveiro com nova calibração.

O hatch da Volkswagen dispunha do 1.0 MPI de até 84 cavalos, assim como dos 1.6 8V de até 104 cavalos e 1.6 16V com até 120 cavalos, este último com transmissão automática de seis marchas.

Pode-se dizer que foi um dos modelos do Gol mais completos por ter câmbio automático, mas em importância no portfólio da VW, ele já havia perdido para a G6, quando teve a versão Gol Rallye e outras mais.

Nessa época, ele já estava programado para sair de linha ao fim de 2022, iniciando um longo processo de desaceleração, ainda que não em vendas, liderando o mercado nos meses de julho e agosto de 2022.

O Gol, um player importante no mercado nacional, tem no modelo 2020 uma boa opção no mercado de usados e a valorização da tabela Fipe ajuda o hatch a custar mais nesse momento.

Gol 2020 – novidades

O Gol 2020 recebeu como novidade a atualização obrigatória de segurança, onde foram inseridos o cinto de três pontos para o quinto passageiro, assim como Isofix e apoio de cabeça central no banco traseiro.

Além disso, ganhava dois pacotes, sendo eles Urban Completo (R$ 3.220) e Composition Touch (R$ 2.150), que deixavam o Gol 2020 com pacote mais interessante.

Nesse caso, itens como ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, travamento central elétrico, multimídia com Android Auto e CarPlay, suporte para celular e sensor de estacionamento estavam disponíveis.

Também incluía rodas de liga leve aro 15 polegadas, faróis de neblina, volante multifuncional, computador de bordo, entradas USB, Bluetooth, entre outros.

O Gol tinha ainda freios ABS com EDB, airbag duplo e cintos dianteiros com pré-tensionadores, não dispondo de controles de tração e estabilidade, bem como nem de assistente de partida em rampa.

Visualmente, a única mudança no Gol 2020 foi a perda do emblema “Automatic” na tampa do bagageiro na versão 1.6 automático, sendo uma identificação que não fazia mais sentido à época.

Gol 2020 – detalhes

O Gol 2020 é um hatch compacto com linhas bem funcionais que remetem aos valores da marca alemã, onde função e forma se mesclam.

Na frente, os faróis duplos são os mesmos da VW Saveiro, com dupla parábola e máscara negra, além de grade retangular e com chanfros nas extremidades, que se conectam aos faróis.

O para-choque tem vincos pronunciados envolvendo os faróis de neblina, com grade dotada de elementos hexagonais e pequenos spoilers na parte inferior.

Os faróis de neblina são moldados em lentes com molduras escurecidas, com as laterais tendo retrovisores na cor do carro, assim como as maçanetas, tendo ainda repetidores de direção nos espelhos externos.

Com rodas de aço ou liga leve aro 15 polegadas, o Gol 2020 tem pneus 195/55 R15, com a traseira tendo lanternas compactas e para-choque com vincos acentuados, dotados de sensores de estacionamento.

A tampa do porta-malas tinha defletor de ar no teto com luz auxiliar de freio, tendo ainda vigia traseira com limpador e lavador, além de vidro traseiro com desembaçador.

Os vidros são verdes e o para-brisa degradê, com antena no teto.

Por dentro, o Gol 2020 tem painel com acabamento texturizado e com cluster analógico, tendo conta-giros, nível de combustível, temperatura da água e velocímetro, além de computador de bordo.

O volante com acabamento em preto brilhante é multifuncional com comandos de mídia e telefonia, além de computador de bordo.

A coluna de direção tem assistência hidráulica com ajuste em altura, tendo ainda painel com multimídia dotada de tela de 5,8 polegadas e sensível ao toque, além de comandos físicos.

Abaixo, entradas USB e SD Card, este para a navegação nativa, assim como entrada auxiliar.

No alto, difusores de ar e comandos físicos para vidros elétricos traseiros, além de desembaçador traseiro e bloqueio eletrônico dos vidros traseiros.

Mais acima, suporte de smartphone com fonte de carregamento USB, enquanto o ar condicionado é manual.

O porta-luvas tem espaço razoável e o console central tem alavanca de câmbio de cinco marchas com pomo preto, enquanto o câmbio automático tinha seletor com indicadores circulares, como no primeiro VW Tiguan.

A alavanca tinha pomo estilizado com acabamento metalizado, assim como do seletor, com modo Sport e modo manual das seis marchas.

O modelo tem porta-copos e freio de estacionamento manual, do tipo alavanca.

As portas têm acabamento simples em plástico preto, com comandos dos vidros dianteiros elétricos e botão de ajuste dos retrovisores.

Os bancos são em tecido com tear exclusivo, tendo ainda assento do motorista com ajuste em altura, bem como banco traseiro inteiriço e com cintos de três pontos, além de Isofix e apoio de cabeça para todos.

Tendo ainda alças no teto, retrovisor interno dia e noite, bem como espelhos nos para-sois, o Gol 2020 tem ainda luzes de leitura e bagageiro de 285 litros com cobertura e iluminação.

Com a tampa tendo travamento elétrico, assim como as portas, por chave canivete com controle remoto.

As portas traseiras têm vidros elétricos com bloqueio de acionamento e travas mecânicas de segurança para crianças.

Gol 2020 – versões

  • Volkswagen Gol 1.0 MPI manual
  • Volkswagen Gol 1.6 MSI manual
  • Volkswagen Gol 1.6 MSI automático

Gol 2020 – equipamentos

Volkswagen Gol 1.0 MPI manual – motor 1.0 e câmbio manual de cinco marchas, mais para-choques na cor do carroceria, retrovisores externos com pintura na cor do carro, maçanetas na cor do carro, vidros verdes, vidro térmico traseiro, para-brisa degradê e limpador e lavador traseiro.

Ar condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travamento central elétrico, retrovisores externos com controle interno, vidros traseiros manuais, fonte 12V, bancos em tecidos, cobertura do porta-malas, rodas de aço aro 15 polegadas, pneus 195/55 R15 e preparação para som.

Multimídia com tela de 5,8 polegadas, Android Auto e CarPlay, USB, SD, Bluetooth, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, rodas de liga leve aro 15 polegadas, banco do motorista com ajuste em altura, coluna de direção com ajuste de altura, freios ABS e EDB, airbags duplo, sensor de estacionamento, entre outros.

Retrovisor interno dia e noite, espelhos nos para-sois, luzes de leitura, cintos de segurança de 3 pontos, Isofix, apoios de cabeça, cintos dianteiros com pré-tensionamento, chave canivete, key less,

Volkswagen Gol 1.6 MSI manual – Itens acima, mais motor 1.6 litro.

Volkswagen Gol 1.6 MSI automático – Itens acima, mais transmissão automática de seis marchas, com modo Sport e mudanças manuais na alavanca ou volante (paddle shifts).

Gol 2020 – preços

Bem valorizado no mercado de usados, o Gol 2020 tem bons preços e estes são da tabela Fipe, que funciona como um referencial, com preços na casa dos R$ 52 mil para o 1.0, R$ 55 mil para o 1.6 e R$ 66 mil para o 1.6 automático, que era a cereja do bolo desse modelo.

Assim como no VW Voyage, o Gol teve seu melhor momento com esse configuração mecânica, usando a unidades aspirada mais potente que a VW tinha desde o motor 2.0 8V da linha EA113.

  • Volkswagen Gol 1.0 MPI manual – R$ 52.150
  • Volkswagen Gol 1.6 MSI manual – R$ 55.750
  • Volkswagen Gol 1.6 MSI automático – R$ 66.894

(*) Preços da tabela Fipe – setembro/2022.

Gol 2020 – motor

O Gol 2020 era equipado com motores EA111 e EA211, sendo o primeiro o quatro cilindros de oito válvulas com comando único e bloco em ferro fundido, com injeção multiponto flex.

Esse motor já está fora de uso na VW e tinha bom torque em baixa rotação, com 15,4 kgfm na gasolina e 15,6 kgfm no etanol, ambos a apenas 2.500 rpm.

A potência era de 101 cavalos no primeiro e 104 cavalos no segundo, ambos a 5.250 rpm, caracterizando o EA111 1.6 8V com seus 1.598 cm³.

O EA211 era oferecido nas versões 1.0 12V MPI e 1.6 16V MSI, sendo o primeiro um propulsor de três cilindros com bloco de alumínio que pesa 12 kg, tendo cabeçote de alumínio com duplo comando de válvulas variável e quatro válvulas por cilindro.

Esse motor de 999 cm³ tem injeção eletrônica multiponto e duplo circuito de refrigeração, além de correia dentada lubrificada.

Ele entregava 75 cavalos na gasolina e 84 cavalos no etanol, ambos com 6.350 rpm, com torques de 9,7 kgfm no derivado de petróleo e 10,4 kgfm no combustível vegetal, obtidos a 3.000 rpm.

O EA211 1.6 16V era um motor que estreou no Gol Rallye da geração G6 e tinha bloco de quatro cilindros com cabeçote de quatro válvulas por cilindro com dois comandos com variação na admissão.

Tendo 1.598 cm³, o EA211 1.6 16V tinha 110 cavalos na gasolina e 120 cavalos no etanol, ambos a 5.750 rpm e torques de 15,8 kgfm no primeiro e 16,8 kgfm no segundo, ambos a 4.000 rpm.

A transmissão manual era a MQ200 de cinco marchas com embreagem de acionamento hidráulico e o automático, do modelo AQ160-F da Aisin, tinha seis marchas com modo manual na alavanca ou paddle shifts, além de modo Sport.

Essa transmissão tinha conversor de torque, facilitando assim a transferência de força do motor para a rodas no lugar de uma caixa mais complexa de dupla embreagem, que teria um custo maior.

Gol 2020 – desempenho

VW Gol automático
VW Gol automático

 

Em desempenho, o Gol 2020 tem uma boa pegada, com motor 1.0 MPI sendo um motor forte, com bom torque em baixa rotação e funcionamento suave, permitindo que o hatch compacto da VW vá de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e com final de 167 km/h.

Já o motor 1.6 MSI com cabeçote de 8V tinha ainda mais torque em baixa, sendo bem robusto e com boa disposição em giro alto, fazendo o Gol ir até 100 km/h em 10,4 segundos e com máxima de 182 km/h.

Com câmbio automático e motor 1.6 16V, o Gol 2020 ia de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos, tendo uma sexta marcha que lhe permitia alcançar 185 km/h.

O Gol 2020 teve um dos melhores desempenhos com o conjunto de motores e transmissões oferecidos, sendo assim um dos conjuntos mais bem elaborados para o vetusto compacto da VW.

  • Volkswagen Gol 1.0 manual – 13,1 segundos e 167 km/h
  • Volkswagen Gol 1.6 manual – 10,4 segundos e 182 km/h
  • Volkswagen Gol 1.6 automático – 10,1 segundos e 185 km/h

Gol 2020 – consumo

O Gol 2020 tem um bom consumo no motor 1.0 MPI, com etanol permitindo fazer 9,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada, mas na gasolina, o hatch era mais econômico, com 13,3 km/l no urbano e 14,4 km/l no rodoviário.

Com motor 1.6 8V, o rendimento era naturalmente menor, com 7,8 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada, ambos com etanol. Já na gasolina, fazia 11,1 km/l no primeiro e 13,6 km/l no segundo.

Já o 1.6 16V, equipado somente com câmbio automático de seis marchas, tinha consumo igual ao manual em cidade e estrada, com 7,7 km/l e 9,6 km/l, respectivamente.

Na gasolina, o hatch fazia 11,1 km/l na cidade, o que era muito bom para um carro automático e com motor de tamanho razoável, enquanto na estrada fazia os mesmos 13,6 km/l do manual.

  • Volkswagen Gol 1.0 manual – 9,1/10,1 km/l e 13,3/14,4 km/l
  • Volkswagen Gol 1.6 manual – 7,8/9,5 km/l e 11,1/13,6 km/l
  • Volkswagen Gol 1.6 automático – 7,7/9,6 km/l e 11,1/13,6 km/l

Gol 2020 – manutenção e revisão

VW Gol automático

O Gol 2020 tem plano de manutenção com revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, o que vier primeiro, com preços fixos em todo a rede VW em território nacional.

A rede VW tem revisão com inspeção básica de itens de segurança, direção, suspensão, freios, motor, câmbio, entre outros.

Já o serviço inclui troca de óleo do motor, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar, filtro de ar condicionado, fluido de freio, velas, líquido de arrefecimento, palhetas de limpadores, entre outros.

Há também troca de itens de desgaste natural, como pneus, pastilhas de freio, lonas de freio, discos de freio, pivôs de direção, coxins de motor e câmbio, buchas de balança, rolamentos, entre outros.

A rede tem ainda serviços de pintura, funilaria, alinhamento, balanceamento, cambagem, recall, instalação de acessórios, lavagem, limpeza oxi-sanitária, entre outros.

Gol 2020 – ficha técnica

Motor 1.0 12V 1.6 8V 1.6 16V
Tipo
Número de cilindros 3 em linha 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 999 1598 1598
Válvulas 4 2 4
Taxa de compressão 11,5:1 12,1:1 11,5:1
Injeção eletrônica Indireta Indireta Indireta
Potência máxima 75/84 cv a 6.350 rpm (gasolina/etanol) 101/104 cv a 5.250 rpm (gasolina/etanol) 110/120 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 9,7/10,4 kgfm a 3.000 rpm (gasolina/etanol) 15,4/15,6 kgfm a 2.500 rpm (gasolina/etanol) 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Automática de 6 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Hidráulica Hidráulica Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço aro 14 polegadas Aço e liga leve aro 15 polegadas Aço e liga leve aro 15 polegadas
Pneus 185/65 R14 195/55 R15 195/55 R15
Dimensões
Comprimento (mm) 3.892 3.892 3.892
Largura (mm) 1.656 1.656 1.656
Altura (mm) 1.464 1.464 1.464
Entre eixos (mm) 2.467 2.467 2.467
Capacidades
Porta-malas (L) 285 285 285
Tanque de combustível (L) 55 55 55
Carga (Kg) 434 430 460
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.001 1.031 1.055
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,37 0,37 0,37

Gol 2020 – fotos

Via Notícias Automotivas https://ift.tt/SsKtP5D

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