Fiat Fastback 2023: versões, preços e equipamentos

O Fiat Fastback 2023 é o novo modelo da marca, e ele chega para ocupar o topo de sua gama de carros de passeio. Além disso, a novidade inaugura um segmento para a italiana, o de SUV-cupês.

Pode parecer um pouco confuso, mas isso quer dizer que ele traz as qualidades de um SUV, que hoje parecem imprescindíveis para ter sucesso no mercado brasileiro, com a beleza da carroceria cupê.

Foram muitos meses de preparação para lançar um modelo que já havia sido exibido como conceito por aqui, num projeto 100% brasileiro e com produção nacional. Mas será que ele vai vingar?

Confira tudo sobre o novo Fiat Fastback 2023, que chega com preços entre R$ 129.990 e R$ 149.990!

Fiat Fastback 2023 – detalhes

Ainda temos um longo caminho para percorrer no mercado brasileiro quando o comparamos com outros países. Mas uma coisa é certa: a quantidade de opções por aqui cresce a cada ano, incluindo em segmentos inéditos.

Essa diversidade agrada pois dá ao consumidor o poder de escolher o modelo ideal para seu uso no dia a dia. Além disso, poucas coisas chamam mais atenção que os lançamentos da indústria automotiva.

Tudo isso parece acontecer de maneira mais clara em algumas marcas, como a Fiat. Conhecida pelas inovações com a Strada e o sucesso com a Toro, a italiana coloca os pés num novo segmento com sua última novidade.

O Fiat Fastback 2023 é o primeiro SUV Coupé da marca, um estilo de veículo de passeio que busca aliar o porte e altura do solo de um utilitário com o desenho chamativo da carroceria cupê.

“Com esse lançamento, vamos ressignificar uma categoria. Estamos trazendo a melhor combinação de design, performance, segurança e tecnologia em um nível só visto em segmentos premium. O Fastback aponta na direção do nosso futuro”, disse Herlander Zola, vice-presidente sênior da marca na América do Sul.

O tempo dirá se a Fiat acertou ou não com esse produto, mas ele já criou uma enorme expectativa no mercado. Além disso, carrega um projeto 100% brasileiro e tem produção em Betim (MG).

Mas o que o novo Fiat Fastback 2023 tem a oferecer?

Tudo começa com o visual

Foi no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 que o Fiat Fastback apareceu pela primeira vez, ainda como um conceito. E ali a marca já percebeu uma ótima reação do público, especialmente em relação ao visual do protótipo.

Assim começava o desenvolvimento do futuro SUV-cupê da marca, que nos anos seguintes foi sendo visto com cada vez mais frequência em testes nas ruas. Um teaser de sua lateral foi divulgado apenas em julho de 2022.

Agora, porém, nós temos livre acesso a todos os detalhes dessa novidade. E é exatamente seu visual o primeiro aspecto que vamos abordar nessa matéria, algo que o italiano vai se apoiar para conquistar os brasileiros.

Ele usa a mesma plataforma modular MLA que já temos no Pulse e que a Fiat vai utilizar por muitos anos em seus modelos. No caso do Fastback, a carroceria tem 87% de aço de alta e ultra resistência.

Aliás, você já deve ter percebido que o Fastback 2023 tem outras semelhanças com o Pulse. A dianteira, por exemplo, é bem parecida, o que é um ponto positivo. O para-choque tem entradas com acabamento preto e um detalhe cromado na parte inferior.

A grade em black piano tem formato de colmeia e já dá uma dica do que veremos no Pulse Abarth, abrigando ainda na parte inferior os faróis de neblina em LED.

Nas extremidades, os faróis full LED com DRL (com seta integrada) são mais finos e se encaixam perfeitamente com a linha superior da grade, invadindo levemente as laterais. No capô, alguns vincos marcantes aparecem acima dos conjuntos luminosos.

A lateral, que já havia sido exibida num teaser, tem toda a parte inferior em plástico preto, o que inclui o contorno das rodas e a base das portas. Dependendo da versão, a mesma tonalidade contrastante aparece na pintura do teto e nos espelhos retrovisores.

Além do tradicional vinco que percorre a lateral na altura das maçanetas, o Fastback 2023 tem linhas chamativas na parte inferior das portas e na região próxima ao painel lateral traseiro.

É uma carroceria diferente, que pode agradar alguns consumidores e ser estranha aos que estão mais acostumados com SUVs tradicionais. Mas uma coisa é certa: as rodas parecem pequenas, mesmo variando entre 17 e 18 polegadas.

Chegando à traseira, o SUV-cupê da Fiat apresenta lanternas de LED num conjunto tridimensional e bem afilado, assim como os faróis. Seu posicionamento na tampa do porta-malas parece ter sido um acerto da marca.

Além disso, essa porção do carro tem para-choques pretos com contornos cromados e um vidro traseiro bem inclinado (sem limpador). Essa é a característica da carroceria cupê, mas ela torna a visão do motorista um pouco mais limitada.

Ao vê-lo nas ruas, você vai notar que o Fiat Fastback 2023 ganha em comprimento de seu irmão Pulse e de alguns “concorrentes”, como Tracker, Renegade e T-Cross. Nas outras medidas, porém, ele perde para esses modelos de outras marcas.

O Fastback tem 4.427 mm de comprimento, 1.774 mm de largura e 1.545 mm de altura, além de 2.533 mm de entre-eixos. Por outro lado, seu porta-malas tem 600 litros, quase o dobro do Jeep Renegade.

Outros números importantes que podemos ressaltar incluem sua altura do solo, que é de 192 mm e fica entre as melhores da categoria. Além disso, ele tem 20,4º de ângulo de entrada e 24,3º de ângulo de saída.

Interior mais refinado que o Pulse

fiat fastback interior

É quase impossível, no mercado atual, olhar para um lançamento sem dizer que ele lembra outro modelo daquela mesma marca. E é exatamente isso que vai acontecer com o Fiat Fastback, que traz sim algumas semelhanças com o Pulse.

Mas precisamos ser justos e dizer que elas não são tantas quanto alguém poderia imaginar. Em relação ao irmão mais novo, o SUV-cupê tem materiais de qualidade superior, console central elevado e alguns comandos reposicionados.

Segundo a Fiat, o objetivo aqui foi trazer um interior mais clean e futurista, sem esquecer daquela posição de dirigir mais alta que os brasileiros parecem gostar tanto (e que sempre é vista nos SUVs).

Além do generoso porta-malas de 600 litros (e que chega a 1.087 litros com os bancos rebatidos), o Fastback 2023 também conta com 28 litros de porta-objetos espalhados pela cabine, incluindo um compartimento “secreto” no porta-copos removível.

Assim como os modelos da Jeep, que também fazem parte do grupo Stellantis, o modelo da Fiat apresenta alguns easter eggs em seu interior, detalhes que obviamente você terá que descobrir sozinho.

Mais importante, porém, os equipamentos de sua lista também foram destacados pela marca no lançamento do Fastback 2023. E isso nos ajuda a fazer o julgamento se o preço é justo ou não.

Em termos de segurança, por exemplo, a novidade da Fiat vem com o pacote ADAS, que inclui frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação automática dos faróis.

Ele ainda tem freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, controle de tração e de estabilidade, mas a lista de airbags inclui somente quatro bolsas (frontais e laterais). Se até Onix e HB20 tem mais, alguns vão criticar esse aspecto.

A lista de equipamentos do Fastback 2023 ainda pode ter painel digital, multimídia de 8,4 ou 10,1 polegadas com conexões sem fio, carregador wireless, câmera de ré, A/C digital com saída traseira, entre outros.

Em seu lançamento, o Fiat Fastback chegou nas versões Audace, Impetus e Abarth. As duas primeiras tem o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, enquanto a topo de linha vem com o 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm.

Enquanto o primeiro propulsor está ligado ao câmbio CVT de 7 velocidades simuladas, o segundo vem atrelado ao câmbio automático de 6 velocidades, sempre com tração dianteira.

Fiat Fastback 2023 – versões

  • Fiat Fastback Audace T200 CVT
  • Fiat Fastback Impetus T200 CVT
  • Fiat Fastback Limited Edition by Abarth T270 AT

Cores disponíveis: Preto Vulcano, Branco Banchisa, Cinza Strato, Prata Bari, Cinza Silverstone e Vermelho Monte Carlo (exclusiva da versão Abarth).

Fiat Fastback 2023 – equipamentos

Fiat Fastback Audace T200 CVT – motor 1.0 turbo de 3 cilindros, com 125/130 cv e 20,4 kgfm, associado ao câmbio CVT de 7 velocidades simuladas.

CONFORTO E TECNOLOGIA: abertura elétrica do bocal de abastecimento, alto-falantes (4) e antena, ar-condicionado automático e digital, banco do motorista com regulagem de altura, câmera de ré com linhas adaptativas, central multimídia de 8,4″ com Apple Carplay e Android Auto sem fio, comandos de voz, Bluetooth, MP3, rádio, entrada auxiliar e 2 portas USB, comandos de áudio e painel de instrumentos no volante, computador de bordo, porta-copos removível, porta-celular e porta-objetos, desembaçador do vidro traseiro com temporizador, direção elétrica, função “follow me home”, Gear Shift Indicator (indicador de troca de marcha), HCSS (sistema de partida a frio sem tanque auxiliar), hodômetro digital (total e parcial),  key less entry’n go, limpador e lavador do para-brisa com intermitência, modo Sport com botão de acionamento no volante, Paddle Shifters (aletas para mudança de marcha no volante), partida remota via chave, piloto automático (cruise control), quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos com regulagem elétrica e função tilt down, saídas do ar-condicionado para os bancos traseiros, sensor de chuva e de luminosidade, sensor de estacionamento traseiro, TC+ (electronic locker), travas elétricas com travamento automático a 20 km/h, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento, volante com regulagem de altura e revestimento em couro, wireless charger (carregador do celular por indução), entre outros.

SEGURANÇA: pacote ADAS: AEB (frenagem autônoma de emergência), LDW (alerta de mudança involuntária de faixa) e AHB (comutação automática de farol alto), 4 airbags (2 frontais e 2 tórax e cabeça), alarme antifurto, alças de segurança traseiras e dianteira do lado do passageiro, alerta de não utilização do cinto de segurança, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura, ASR (controle eletrônico de tração), banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, cintos de segurança traseiros retráteis de 3 pontos, console central com apoio de braço, ESP (controle eletrônico de estabilidade), ESS (sinalização de frenagem de emergência), estepe temporário, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, freios ABS com EBD, gancho universal Isofix, Hill Holder (assistente de partida em rampa), iTPMS (monitoramento de pressão dos pneus) e Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa).

VISUAL: faróis em LED, grade preta normal com logo fiat e fiat flag, lanterna traseira em LED, luzes diurnas em LED, maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria, repetidores de seta laterais em LED e rodas de liga leve de 17″ diamantadas e pneus 205/50 R17.

OPCIONAIS:

  • Bancos em couro (R$ 2.490).
  • Pack Connect Me (R$ 3.850) – inclui Fiat Connect Me, navegação inteligente embarcada e central multimídia com tela de 10,1″ .

Fiat Fastback Impetus T200 CVT – motor 1.0 turbo de 3 cilindros, com 125/130 cv e 20,4 kgfm, associado ao câmbio CVT de 7 velocidades simuladas.

CONFORTO E TECNOLOGIA: itens acima + bancos em couro, central multimídia com tela de 10,1 polegadas, painel de instrumentos digital de 7 polegadas, retrovisores externos com rebatimento elétrico e tapetes de carpete.

SEGURANÇA: itens acima + sensor de estacionamento dianteiro.

VISUAL: itens acima + faróis de neblina dianteiros com função Cornering Lamps, rodas esportivas de liga leve de 18 polegadas com acabamento diamantado e pneus 215/45 R18 e teto bicolor.

OPCIONAIS:

  • Pack Connect Me (R$ 2.850).
  • Roda Liga Leve Premium (R$ 990).
  • Bancos em couro com tonalidade clara (R$ 1.290).

Fiat Fastback Limited Edition by Abarth T270 AT – motor 1.3 turbo de 180/185 cv e 27,5 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas.

VISUAL: itens acima + detalhes escurecidos na carroceria.

OPCIONAIS:

  • Pack Connect Me (R$ 2.850).
  • Roda Liga Leve Premium (R$ 990).

Fiat Fastback 2023 – preços

Qual é o valor do Fiat Fastback?

  • Fiat Fastback Audace T200 CVT – R$ 129.990
  • Fiat Fastback Impetus T200 CVT – R$ 139.990
  • Fiat Fastback Limited Edition by Abarth T270 AT – R$ 149.990

Fiat Fastback 2023 – motor

Se havia alguma expectativa sobre a motorização do Fiat Fastback 2023, ela se concentrava na opção 1.3 aspirada. No final, a marca decidiu deixar esse propulsor de lado e apostar numa linha 100% turbo.

Com isso, as versões Audace e Impetus vem com o motor 1.0 turboflex, que é transversal, com 3 cilindros em linha e com injeção direta. Ele entrega 125/130 cv a 5.750 rpm e 20,4 kgfm de torque a 1.700 rpm.

Já conhecido dos brasileiros, esse motor está acompanhado do câmbio tipo CVT, que simula 7 marchas. Ele ainda tem 3 modos de condução: Normal (focando no consumo e conforto), Manual e Sport (acionado pelo botão vermelho no volante).

Apenas a versão mais cara da gama, a Limited Edition by Abarth, vem com o propulsor 1.3 turbo de 180/185 cv a 5.750 rpm e 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm, associado ao câmbio automático de 6 marchas e também com os 3 modos de condução.

A Fiat destaca que esse conjunto mais forte é o mais rápido de 0 a 100 km/h entre os concorrentes turbo até 1,5 litro, levando apenas 8,1 segundos para completar essa prova.

Ainda na parte mecânica, vale destacar que o Fiat Fastback 2023 tem novas suspensões e um novo eixo traseiro, garantindo mais estabilidade ao reduzir a rolagem da carroceira.

Fiat Fastback 2023 – desempenho

Veja como o novo Fiat Fastback 2023 se comporta na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima:

  • Fiat Fastback T200 CVT – 9,4 segundos e 196 km/h
  • Fiat Fastback T270 AT – 8,1 segundos e 210 km/h

Fiat Fastback 2023 – consumo

CONSUMO CIDADE

  • Fiat Fastback T200 CVT – 8,4 km/l com etanol e 11,9 km/l com gasolina
  • Fiat Fastback T270 AT – 7,9 km/l com etanol e 11,3 km/l com gasolina

CONSUMO ESTRADA

  • Fiat Fastback T200 CVT – 10,2 km/l com etanol e 14,6 km/l com gasolina
  • Fiat Fastback T270 AT – 9,7 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina

Fiat Fastback 2023 – manutenção e revisão

O Fiat Fastback 2023 conta com 3 anos de garantia e uma cesta de peças que fica abaixo do preço médio dos concorrentes. A marca italiana garante que as versões T200 são 47% mais baratas e a T270, 38% mais acessível.

Uma novidade no lançamento são os três pacotes de manutenção que podem ser adquiridos nas concessionárias. O plano Tranquilidade inclui 3 revisões programadas, enquanto o Proteção tem as revisões + cobertura de itens de desgaste.

Além disso, o pacote Segurança traz as revisões, itens de desgaste e mais um ano de garantia adicional. Além de tudo isso, o Fastback tem 35 opções de acessórios Mopar, incluindo som premium JBL, frisos, tapetes, entre outros.

A marca ainda não divulgou os valores detalhados das revisões do Fastback.

Fiat Fastback 2023 – ficha técnica

Motor

Motor 1.0 Turbo (T200)

Motor 1.3 Turbo (T270)

Tipo

Dianteiro transversal, Turbo e Flex

Dianteiro transversal, Turbo e Flex

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

1332

Válvulas

12

16

Taxa de compressão

10,5:1

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 125 cv @ 5.750 rpm / Etanol: 130 cv @ 5.750 rpm

Gasolina: 180 cv @ 5.750 rpm / Etanol: 185 cv @ 5.750 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina e Etanol: 20,4 kgfm @ 1.750 rpm

Gasolina e Etanol: 27,5 kgfm @ 1.750 rpm

Transmissão

Tipo

CVT de 7 marchas simuladas

Automático de 6 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado / tambor

Disco ventilado / tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 17 ou 18 polegadas

Liga Leve aro 18 polegadas

Pneus

205/50 R17 ou 215/45 R18

215/45 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4427

4427

Largura sem retrovisores (mm)

1774

1774

Altura (mm)

1545

1545

Distância entre os eixos (mm)

2533

2533

Capacidades

Porta-malas (litros)

600

600

Tanque (litros)

47

47

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

400

400

Peso em ordem de marcha (kg)

1.253/1.262

1.304

Ângulos de entrada e saída (graus)

20,3 e 24,2

20,4 e 24,3

Fiat Fastback fotos

Via Notícias Automotivas https://ift.tt/FoNK0Sy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem Copa, Brasil ganha Hyundai HB20 Edição Especial

Infração 7579: Valor, Recurso e Penalidades

Multa de Trânsito Com Fator Multiplicador: Conheça as Multas e Suas Consequências